Faça as pazes com a sua mente

por Emilce Shrividya

Sua mente pode ser o pior inimigo que você jamais terá. Pode perturbá-lo, deixá-lo em pânico, triste ou sem energia. Pode deixá-lo em maus lençóis. O poder negativo da mente pode levar você à sua própria ruína.

Continua após publicidade

Enquanto que o poder positivo da mente pode levá-lo ao seu próprio engradencimento. Como dizia o Mestre iogue Baba Muktananda: “Sua própria mente pode lhe dar a alegria dos céus dentro de você e sua própria mente pode lhe dar o sofrimento de seu próprio inferno interior. Sua mente pode lhe manter preso neste mundo; sua mente pode dar a liberdade. É a sua própria mente a causa tanto da escravidão como da liberdade”.

Portanto, a mesma mente pode ser amiga ou inimiga. E, acredite se quiser, a escolha é sua. É sua opção. Você é o criador do estado de sua mente e de sua vida. É você que se coloca no lado bom ou ruim da sua mente.

O Yoga nos ensina que precisamos conquistar a mente através de austeridades da mente. Como diz a Bhagavad Gita, uma escritura do Yoga: “Paz de espírito, gentileza, silêncio, autocontrole e pureza de ser; essas são denominadas as austeridades da mente”.

É vital purificamos a nossa mente e para isso precisamos de disciplina. A disciplina do Yoga não é como a rigidez de um colégio interno ou militar. É ter constância, determinação, perseverança com motivação e alegria nas práticas diárias como a meditação, o relaxamento ou praticar com atenção as posturas da Hatha Yoga, observando a respiração. São práticas essenciais para treinar estar presente no Agora e assim alcançar a tranquilidade e autodomínio da mente.

Continua após publicidade

Importante também levar esse treino para os afazeres cotidianos e procurar estar presente na ação, observando como a mente se dispersa e trazendo-a para o momento presente, várias e várias vezes ao dia. Esse treinamento é vital para a conquista da paz da mente. Mas, lembre-se, sempre sem lutar com seus pensamentos. Assumindo a atitude de testemunha e dessa maneira, não ser mais comandado pelo turbilhão de pensamentos.

Nossa mente é extremamente poderosa e pode nos exaurir e nos deixar deprimidos, doentes ou ansiosos. Pode tirar nosso sono e nossa alegria com pensamentos negativos, criando sofrimentos imaginários e tragédias na mente.

Reflita agora comigo:

Continua após publicidade

– Qual o estado da sua mente quando você acordou esta manhã?

– Sentiu ânimo para o novo dia ou acordou desanimado?

– Acordou muito energizado ou preguiçoso?

– Você se sentia bem quando foi tomar seu café da manhã?

– Quais eram seus sentimentos?

– E nos seus afazeres diários, sua mente não para de pensar? Pensa sem parar?

– Qual era o estado de sua mente quando você foi dormir na noite passada? Ficou pensando e remoendo tudo que aconteceu ou vai acontecer, ou repousou sua cabeça no travesseiro bem tranquilo?

Por um momento agora vamos refletir juntos. Não é de fundir a cabeça uma mente que pensa o tempo todo sem parar? Por que você acha que acontece isso? Que benefícios você recebe de sua mente? Você é conduzido por sua mente ou você é o mestre de sua mente?

Para a saúde e bem-estar do corpo, você precisa exercitá-lo todos os dias, seguir uma dieta balanceada, com regularidade e disciplina. É muito bom para saúde do corpo fazer caminhadas todos os dias ou ir à uma boa academia três vezes por semana ou praticar Hatha yoga de maneira apropriada.

Da mesma maneira, para o bem-estar da mente, você precisa se focar em certas disciplinas chamadas austeridades no Yoga como: focar-se, concentrar-se, refletir, ponderar, assimilar os altos princípios da vida, saber os propósitos mais elevados da vida. É por isso que as pessoas leem as escrituras, oram, cantam mantras em louvor a Deus. Mas, infelizmente, muitas pessoas pensam em seguir um caminho espiritual apenas quando tudo estiver mal em suas vidas ou quando querem obter graças. Mas aí fica meio tarde, não é?

Os sábios iogues sempre nos ensinam a seguir o caminho espiritual e purificar a mente enquanto nosso corpo ainda está forte, enquanto ainda podemos pensar, pois precisamos da mente e do cérebro funcionando bem para conseguirmos a saúde da mente.

Na Filosofia do Yoga não esperamos chegar a hora da morte para fazer as pazes com Deus.  Fazemos as pazes com Deus e com nossa mente diariamente. O Yoga compreende o poder que a mente tem sobre nós. É a mente que decide seguir ou não nossas resoluções. Ela faz escolhas o tempo todo. Opta por ouvir os bons conselhos ou não. Às vezes, cria armadilhas e nos trapaceia, outras vezes busca a luz.

A paz de espírito e tranquilidade mental que nos ensina a Bhagavad Gita, só é possível quando compreendermos totalmente o que significa fazer as pazes com Deus e que dentro de nossa própria mente existe a Luz Suprema. Assim, ao fazer as pazes com nossa própria mente, estamos estabelecendo uma relação de confiança com Deus. Estamos fazendo as pazes com Deus dentro de nosso interior.

Paz na mente: o momento é agora

Compreenda que uma mente irritadiça, ansiosa, com raiva e nervosismo está tirando sua paz mental. Ninguém pode ser feliz tendo uma mente assim.  Perceba que minuto a minuto, pensamento a pensamento, a mente é o que molda sua vida. Portanto, você precisa fazer as pazes com sua mente agora. Quero mesmo dizer, agora. Não deixe para depois. O momento é agora.

Assegure-se de que o interior do seu próprio ser está num estado de equilíbrio, procure constantemente pela equanimidade da mente. Procure conquistar a tranquilidade da mente que possa lhe ajudar e lhe apoiar em todos os momentos, tantos nos momentos bons como nos críticos e desafiantes, seja no interior ou na sua vida externa.
Assim, acorde de manhã com um pensamento elevado, com alegria e entusiasmo pela vida. Lembre-se de acordar agradecendo a tudo e com o agradecimento tranquilize sua mente. Renove sua fé e esperança e pense: Hoje é um novo dia. Deus está presente em minha vida, iluminando meu caminho. Sou alegre. Sou saudável. Sou feliz.

Namaste! Deus em mim agradece e saúda Deus em você! Fique em paz!