Céu da Semana de 16 a 22 de julho

Céu da Semana: veja as previsões astrológicas para cada um dos sete dias da semana com a tendência do que pode ser favorável ou não

Céu de domingo – Faça doações, mas não confunda isso com descarte

Coloque afeto no que doar

Estamos nos últimos momentos da Lua Minguante em Câncer. O período de Lua Minguante é um momento propicio a encerramentos, limpezas e desapegos. É uma fase em que devemos nos livrar de tudo o que não serve mais, seja material, emocional ou espiritual.

Continua após publicidade

O signo de Câncer é o quarto do zodíaco e o primeiro do elemento água. É representado por um caranguejo, que simboliza a sensibilidade, a proteção e a conexão com o passado. É regido pela Lua, que confere aos cancerianos a capacidade de se emocionar, de se adaptar e de cuidar. Nesta lunação temos uma ótima oportunidade de internalização e meditação.

Você pode aproveitar essa energia para fazer uma avaliação do que aconteceu no ciclo lunar que está terminando, e se preparar para um novo começo na Lua Nova que chegará amanhã às 15h31 e que ainda estará em Câncer. Algumas atividades favoráveis a realizar nesta Lua Minguante são:

1) Organizar, doar ou descartar objetos que não usa mais. Doe para instituições de caridade, ligadas à manutenção de famílias e crianças carentes. Câncer é um signo ligado à ancestralidade, à maternidade e à devoção. Fazer esse tipo de doação no dia de hoje fará com que você se interligue com a energética do Cuidar e poderá lhe trazer maior conforto e prosperidade no ciclo de Lua Nova.

2) Coloque afeto nos itens doados. Defina o que é doação e o que é descarte. Quando entregar os itens doados, pense que serão utilizados por pessoas que efetivamente precisam daqueles objetos. Não doe itens quebrados, depenados. Não confunda doação com descarte. Você pode e deve livrar-se de objetos que estão quebrados, mas o lugar deles é na reciclagem, para que sejam transformados em novos itens, úteis a terceiros.

Continua após publicidade

3) Fazer uma faxina na casa; lembre-se que a Sua Casa é um de seus templos. Mantê-la aconchegante, cheirosa e arrumada é interessante neste novo ciclo. O signo de Câncer é sobre a liderança através do afeto. O amor-próprio é simbolizado pelo autocuidado e ele estende-se ao lugar que você dorme e tem por referência quando quer relaxar e revigorar-se. A sua casa não deve transmitir-lhe ansiedade e um jeito de trazer-lhe calma é mantendo-a limpa e arrumada.

4) Lembre-se que cuidar de você é cuidar do outro. Não tem como dar o que você não tem. O primeiro passo para ser amado é amar-se. Envolver-se com o outro começa por você compreender a você mesmo. Interesse-se por você, pelo que você ama fazer. Medite sobre isso e coloque no papel as novas ideias, para a Lua Nova que começará amanhã. Se você quer melhorar a sua vida afetiva, ter mais amor no seu cotidiano, compreenda o que é importante para você. A sua alegria é um imã para a prosperidade dos relacionamentos afetivos e profissionais. Comece pequeno, mas pense grande e tenha essa prática nas Luas Minguantes.

5) Pense nos hábitos que você precisa modificar e substitua-os por outros que fazem com que você tenha orgulho de você mesmo, sejam eles quais forem. A sua primeira família é você, a sua primeira casa é o seu corpo. A primeira pessoa a agradar é você mesmo. Use uma hora diariamente para atender a estas 3 (três) premissas. Depois de 21 (vinte um) dias perceba como está o seu entorno. Aposto que estará melhor. Mantenha um diário para perceber as vitórias no cotidiano. Fica difícil perceber os avanços quando não existe registro sobre eles.

Continua após publicidade

Céu de segunda – Nodo norte representa seu propósito de vida

A Lua Nova em Câncer começa hoje às 15h31. Falar em “novo” tem tudo a ver com o signo de Áries. Na semana passada, no dia 13, o Nodo Norte no Céu que nos é comum no Brasil, deixou o signo de Touro e iniciou seu percurso por Áries. Não trouxe o tema aqui antes porque na Lua Minguante você já tem muito o que pensar, tudo que aconteceu na Lua Cheia, muita coisa para digerir. É o efeito de qualquer Lua Minguante. Mas agora, com a Lua Nova, temos o momento de pensarmos de acordo com ele, o Nodo Norte em Áries.

O Nodo Norte na Astrologia é um ponto imaginário no céu que marca o encontro do plano de órbita da Terra com o plano de órbita da Lua. Ele representa o nosso propósito de vida, o nosso potencial de crescimento e a nossa evolução espiritual.

O Nodo Norte em Áries indica uma obrigação em desenvolver a iniciativa, a coragem e a autonomia. Assim, todos nós devemos ter esses objetivos em mente. Claro que a julgar por nossas diferenças, esses temas serão aplicados de formas diversas, no que mais agradar a cada um, de acordo com o senso de propósito individual. O importante aqui é perceber que o Céu nos exigirá autoconfiança para tratar das nossas metas. Será preciso ser mais independente para que a vida dê certo em parceria. Temas como insegurança e indecisão precisarão ser transformados em perseverança e objetividade no cotidiano.

Falando do Brasil, é importante considerar que apesar da a mudança de signo no Nodo Norte, continuamos a trabalhar a Casa 3. A Casa é de Gêmeos, mas ela vibra no Signo de Touro, no Céu que nos é comum. Somadas as forças, é provável que nos seja exigido pioneirismo, construção e resiliência nos temas da Casa 3: a) o desenvolvimento intelectual, a comunicação e aprendizagem, b) processos mentais, linguísticos e tecnológicos, c) educação primária e colegas de escola, d), os nossos irmãos, primos, vizinhos d) as nossas viagens curtas e) nossos meios de transporte.

Os temas acima provavelmente serão temas de investimento. Será preciso deixar de ser superficial, aprofundá-los, desenvolvê-los e fazer deles base da construção de uma nova vida. Exemplos possíveis é que os professores passem a ser valorizados, que a tecnologia seja produzida e desenvolvida no País, que as escolas passem a ser priorizadas, que os parentes busquem por projetos conjuntos para prosperar e que o turismo nacional seja mais considerado e explorado.

O Nodo Norte permanecerá em Áries por todo o Ano de 2023. Para saber em que Casa astrológica o seu Nodo Norte de nascimento e de trânsito encontram-se, é necessário emitir o seu Mapa Astral.

Céu de terça – Férias: momentos felizes!

Hoje temos uma curta Lua Fora de Curso em Leão das 00h07 às 01h41. Na Astronomia o termo “Lua Fora de Curso” determina o período em que a Lua não está fazendo nenhum aspecto com os principais planetas do sistema solar, como o Sol, Mercúrio, Vênus, Marte, Júpiter e Saturno. Isso significa que a Lua está transitando de um signo para outro sem interagir com as energias desses planetas. São esses planetas que ampliam ou limitam a energética lunar.

Portanto, na Astrologia, durante o período de LFC, entendemos que o elemento surpresa fica mais presente na sua vida. A energética lunar é ligada à nossa emoção. E nossa emoção molda boa parte das nossas vivências. Busque relaxar nesta madrugada. Fique atento ao coração, aorta, coluna cervical, meio das costas, circulação sanguínea. Quem tem pressão alta não deve exagerar no entusiasmo hoje.

O signo de Leão é o signo da Casa 5, onde o Sol encontra-se no Céu que nos é comum no Brasil, vibrando no signo de Câncer. O Sol é o planeta regente de Leão e a Lua é o planeta regente de Câncer. Essa dobradinha de planetas e signos permite que as férias de julho, escolares, sejam muito prazerosas, se vividas em família. É importante estar consciente do período e da sua importância e dar conta do momento, ainda que de forma improvisada.

Digamos que você não planejou as férias de julho, por falta de dinheiro, por falta de tempo, ou por excesso de trabalho. Viva-as do jeito que der. Invente programas, viagens de final de semana, passeios nos arredores, jantares, almoços, ou dentro de casa mesmo, através de jogos de tabuleiro, filmes, contato afetivo e conversas. A tendência é que existam momentos importantes nestas férias, que coisas bacanas aconteçam, que existam momentos felizes. Esteja atento a isso.

É bom que a parentada aproveite para se reunir.

Céu de quarta – Oportunidade de acertar mais

Neste momento, é mais fácil identificar os equívocos

Mercúrio, planeta regente dos signos de Gêmeos e de Virgem encontra-se na casa 6, no Céu que nos é comum no Brasil e vem vibrando sob o signo de Leão desde o dia 28 de junho. Mercúrio encontra-se, portanto, domiciliado, visto que a Casa 6 é a casa associada ao signo de Virgem. Quando um planeta está domiciliado em uma casa zodiacal, sua energética fica mais forte.

O signo de Virgem é o sexto signo do zodíaco e pertence ao elemento Terra. É uma energia conhecida pela objetividade, organização e praticidade. Neste momento, é mais fácil identificar os equívocos cometidos no cotidiano. Todos teremos maiores oportunidades de acertar mais. 

Devemos ter um cuidado maior com a autocritica, o excesso de exigência, a ansiedade e a insegurança. A busca pela situação ideal, pelo momento ideal para a execução de tarefas pode trazer paralisia. Assim, permita-se fazer o melhor que pode com o que já existe. Confie no processo. Tenha paciência e use a sua inteligência a serviço do seu prazer. Acredite que você pode ter um cotidiano mais gostoso, mais bem vivido em casa e no profissional, e trabalhe nisso.

Mercúrio em Leão é uma posição que permite criatividade, confiança e determinação ao cotidiano. Mercúrio é o planeta da comunicação, do pensamento, da aprendizagem e da informação. Leão é o signo da expressão, da liderança, da generosidade e do entusiasmo. A Casa 6 é a casa zodiacal da nossa saúde e dos nossos hábitos. Portanto, os processos mentais tendem a serem utilizados para o que é prazeroso. A inteligência estará também a serviço do amor.

Caso você esteja vivendo um problema antigo em seus afetos, Mercúrio em Leão poderá lhe ajudar a trazer a solução. Coloque a sua inteligência a serviço do que você considera intransponível. Estamos em um momento em que a dificuldade poderá ser vencida através do poder mental e de forma mais leve.

É também o momento de identificar os projetos que devem ser abandonados porque não lhe trarão sucesso ou prazer. A vida poderá ser vivida de forma mais estratégica. Pense e resolva, sem inseguranças.

A competitividade poderá falar alto, principalmente nas áreas profissionais ligadas à saúde. É provável que surjam novos remédios, novos hábitos, novas manias que persigam o bom funcionamento do corpo e do cotidiano.

Céu de quinta – Bom momento para almoçar sozinho e tranquilo

Lua Fora de Curso em Virgem das 11h10 às 14h14. LFC na hora do almoço! Na Astronomia o termo “Lua Fora de Curso” determina o período em que a Lua não está fazendo nenhum aspecto com os principais planetas do sistema solar, como o Sol, Mercúrio, Vênus, Marte, Júpiter e Saturno. Isso significa que a Lua está transitando de um signo para outro sem interagir com as energias desses planetas. São esses planetas que ampliam ou limitam a energética lunar.

Portanto na Astrologia, durante o período de LFC, entendemos que o elemento surpresa fica mais presente na sua vida. A energética lunar é ligada à nossa emoção. E nossa emoção molda boa parte das nossas vivências. É um momento para almoçar sozinho e de forma tranquila. Alimente-se bem, porque o signo de Virgem é conectado ao Intestino delgado, duodeno, baço, produção de enzimas, pâncreas, vesícula e você não quer arrumar uma dor de barriga.

A Lua Nova continua em Virgem e continua por aqui até o final da semana. Permita-se os bons hábitos e cuide da sua saúde.

Agora cabe fazer uma pequena correção na coluna da semana passada. Eu disse que Marte ficará em Virgem até o dia 28 de Julho, quando em realidade o período terminará em 28 de Agosto.

O Céu que nos é comum no Brasil acomoda Marte em Virgem na Casa das Parcerias, na Casa 7, o que pode trazer algumas dificuldades de relacionamentos. Você tenderá a ser mais exigente consigo mesmo e com os outros, e provavelmente se irritará com a falta de qualidade ou de planejamento ou se frustrará com os imprevistos ou mudanças. Cuidado com a autocrítica e a insegurança. O medo de arriscar ou de errar tendem a ficar maiores. Por isso, até 28 de agosto, é importante ter atenção à flexibilidade e ter em mente que todos nós somos passíveis de erros.

Marte é o planeta regente do signo de Áries. Com a alternância do Nodo Norte de Touro para o signo de Áries na Casa 3, no Céu que nos é comum no Brasil, visto que Marte encontra-se na Casa 7 em Virgem, os temas das Casas 3 e 7 tenderão a comunicarem-se.

A Casa 7 na Astrologia é onde começamos a compreender o significado dos nossos relacionamentos através do mapa astral. Nela podemos perceber a forma que nos relacionamos, nos comprometemos e nos encaixamos com o outro, seja no amor, no trabalho, na amizade ou na sociedade. Ela também indica os nossos acordos, contratos, negociações e inimigos declarados. A Casa 7 está associada ao signo de Libra e ao elemento ar, e é regida pelo planeta Vênus.

Assim, estarmos com o Marte em Virgem na Casa 7, no céu que nos é comum no Brasil, a sintonizar com o Nodo Norte e com a Casa 3, permitirá que tenhamos força de vontade, perfeccionismo, empreendedorismo, e resiliência nos nossos relacionamentos como um todo, mas os temas da Casa 3 estarão fortalecidos. Serão, provavelmente, os mais movimentados.

Se você não lembrar do que eu falei sobre a Casa 3, é só voltar ao que eu escrevi na segunda-feira.

Céu de sexta – Permita-se aplaudir a você mesmo

Já que o Nodo Norte está em Áries, cabe falar da Casa 1, povoada por Saturno em Peixes, neste momento, no Céu que nos é comum no Brasil. A Casa 1 fala sobre personalidade, sobre o Eu. É o início da nossa história. Saturno é um planeta que fala sobre o tempo e sobre os deveres que devemos cumprir, tijolo a tijolo no decorrer dos períodos que vivemos. Ao vibrar em Peixes, Saturno nos diz que devemos pensar no cardume. Que a personalidade ou a individualidade é tolhida pelo nosso senso de dever com a coletividade.

O Nodo Norte é um dos indicadores astrológicos de nossos deveres espirituais. Em Áries a busca do Eu deve ser, portanto, aprofundada e em comunicação com o que você entende por propósito. Mas continua tolhida pelo que é melhor para o grupo, porque Saturno está na Casa 1, da personalidade, limitando e indicando como e no que você irá mudar.

Saturno limita criando oportunidades. As oportunidades podem vir através de balizas, como, você notar que já não executa tão bem determinada tarefa, ou dos sustos, como algum problema que lhe impeça de exercer determinada coisa naquele momento. Os famosos baques que nós tomamos na vida, são oportunidades para que a mudança de personalidade aconteça.

Lembre-se que Saturno está na Casa 1, na Casa do EU. Então você deverá mudar no que você entender correto. Ou ainda, de nada adianta querer mudar o outro se ele não quiser mudar. Deixe que Saturno cuide disso. O tempo é rei. E você não precisa assistir o infortúnio dos outros. Permita-se aplaudir a você mesmo e as pessoas que você admira. Crie exemplos.

Céu de sábado – Combinação de sonho e realidade pode inspirar ou enganar. Confie e siga sua intuição.

Mas nem tudo é espiritualidade. O signo de Peixes é regido pelos planetas Júpiter e Netuno. Júpiter vem conectado com a Casa 3 há algum tempo, no Céu que nos é comum no Brasil, o que já foi tema de colunas anteriores. Mas Netuno está em domicílio, em Peixes na Casa 2. A Casa 2 é a chamada casa do dinheiro, a casa de Touro. A Casa 2 é a casa dos recursos, das posses, dos valores e da autoestima. Juntos, Netuno e Touro podem formar uma combinação de sonho e realidade, que pode inspirar ou enganar.

Netuno na Casa 2 proporciona uma intuição apurada para ganhar dinheiro, mas também pode trazer a irresponsabilidade para gastá-lo. Traz a possibilidade de generosidade, caridade e altruísmo, doando o seu dinheiro para causas nobres ou pessoas necessitadas. Assim, as ONGs e as organizações sem fins lucrativos estão em um momento de criação ou de alta. Participe delas com responsabilidade, prosperidade e olhos de fiscal.

Se você tem talento artístico ou musical, e sonha em apostar na carreira, é tempo de experimentar colocar-se no mercado. Netuno na Casa 2 fala do meio artístico e da tendência que essa área seja fomentada e enriquecida. Mas, infelizmente, Netuno na Casa 2 também remete à ingenuidade e ao romantismo, o que pode trazer alguns desafios, como ser iludido, enganado ou excessivamente explorado por pessoas.

É comum perceber nas biografias de artistas, como a Whitney Houston e  Tina Turner, que existe uma tendência a que alguns procurem aproveitarem-se do talento dos artistas de forma desmedida, exploratória. Para os piscianos é mais difícil entender que o mundo não é perfeito e que as pessoas podem ser gananciosas. É comum associar o talento ao amor e romantizar excessivamente as parcerias.

Existe, portanto, uma facilidade demasiada em confiar. O que é muito bonito, mas nem sempre funciona. É imprescindível fazer o que gosta, mas entenda também do que é desagradável, necessário para que o que você gosta mantenha-se próspero. Tarefas burocráticas, de organização, nem sempre são apaixonantes para todos, mas muitas vezes interagem com a concretização dos nossos sonhos.

Você pode e deve delegar tarefas. Mas o ideal é que antes de delegá-las você procure fazê-las. Assim, você saberá minimamente de todo o seu processo, de tudo que foi e será necessário para chegar no ápice do cume que você idealizou. É momento de aprender a valorizar o que tem, a cuidar do que possui e a usar o seu dinheiro de forma consciente e equilibrada.

Boa semana!

Carolina Vogel dá consultas worldwide via Zoom e Skype. Fluente em Inglês, realizou as mais diferentes formações em Astrologia e Tarot. É adepta ao Mindfulness. Coordena encontros de Astrologia, semanalmente. Iniciou recentemente o canal @vida_astrologica no Instagram.