Tenho medo de morrer e de ficar doente. O que fazer?

por Eduardo Ferreira Santos

Depoimento de uma leitora:

Continua após publicidade

“Estou passando por momentos muitos difíceis, pois ultimamente tenho sentido umas coisas estranhas: medo da morte, medo de ter uma doença fatal. Isto está me prejudicando muito no meu trabalho e na vida  pessoal. E tenho umas suadeiras nas mãos e fico com o coração acelerado. Acho logo que vou ter um infarto e tenho a sensação de que vou enlouquecer. Peço seus conselhos.”

Resposta: O que você está apresentando parece um quadro agudo de Transtorno de Ansiedade, que se for esporádico pode significar uma crise de Pânico. O que está havendo é uma liberação aumentada de adrenalina, levando a todos esses sintomas somáticos.

O importante seria saber o que originou esse estado. O que será que aconteceu em sua vida, recentemente, ou até há muito tempo, que tenha sido vivido por você como um trauma?

Pode até não ser um trauma único, mas sim uma vivência traumática, angustiante, ameaçadora que esteja desencadeando este quadro.

Continua após publicidade

O melhor mesmo é você procurar um psiquiatra psicoterapeuta que poderá avaliá-la melhor e, assim, tratá-la medicamentosa e psicoterapeuticamente.

Atenção!
Este texto não substitui uma consulta ou acompanhamento de um médico psiquiatra e não se caracteriza como sendo um atendimento.