Pessoas com baixa autoestima tendem a ser mais traídas?

por Eduardo Yabusaki

A autoestima tem um papel importante em nossa vida, seja nos relacionamentos interpessoais e no afetivo-amoroso. A partir de como ela esteja, poderá estabelecer condições com as quais iremos interagir com as pessoas.

Continua após publicidade

Se a autoestima estiver bem e equilibrada, provavelmente iremos interagir de forma natural, tranquila e segura.

Entretanto, se ela estiver rebaixada por qualquer motivo, poderemos nos manifestar de forma temerosa ou insegura.

O que rebaixa a autoestima?

Passar por frustração ou decepção com alguma situação importante ou com pessoas sendo preterida ou traída num relacionamento amoroso… Todas essas situações tendem a abalar severamente a nossa autoestima, fazendo-nos sentir inseguros, desconfiados, temerosos, vulneráveis… Enfim, várias características desfavoráveis para um bom envolvimento e relacionamento.

Continua após publicidade

Portanto, não é a autoestima rebaixada que favorece a traição, mas sim a falta de confiança que não favorece uma boa interação e bom entendimento entre as partes, fazendo com que o outro se sinta sufocado, intimidado com a pressão ou mesmo desmotivado com tamanha falta de tranquilidade e equilíbrio na convivência a dois.

A pessoa com a autoestima rebaixada desenvolve características de perseguição, medo constante e insegurança; e isso tudo irá interferir diretamente na forma dela se manifestar no relacionamento.

Baixa autoestima: dicas para não deixá-la prejudicar seu relacionamento:

Continua após publicidade

1º) Sinal amarelo

Se observar que tem se sentido insegura ou que seu ciúme tem sido mais presente ou intenso: avalie e verifique se existem situações que de fato justificam esses sentimentos. Se perceber que não, foque-se e dedique-se em manter a serenidade e a autoconfiança.

2º) Sinal vermelho

Se perceber que tem se sentido com mais necessidade de controle sobre o outro ou de sua presença mais do que o habitual, fique em alerta. Procure se conter, se apegue aos bons sentimentos e experiências que ambos tenham vivido e faça dessas referências o ponto de motivação para você se tranquilizar.

3º) Sinal preto

Se perceber que ocorrem as situações 1 e 2; que não consegue manter o controle ou não se sente em condições de superar; busque ajuda psicoterapêutica; não permita que a insegurança e sua suposta desconfiança aumentem ainda mais. Isso poderá tornar a convivência desgastante e insustentável.