Por que o cérebro precisa dos finais de semana?

por Marta Relvas

E acabou o final de semana, vamos retornar à rotina. O que isso tem a ver com o cérebro?

Continua após publicidade

O cérebro humano precisa dar uma pequena pausa e descansar para repor energia e diminuir a intensidade do estresse do dia a dia.  Ele funciona com sistema de recompensa. E nada melhor, que um final de semana para trazer esses benefícios, pois, muitas vezes, podemos deixar de lado as pressões, as cobranças e as obrigações rotineiras que temos.

O cérebro adapta-se com certa facilidade para essas mudanças. Sendo assim, torna-se extremamente importante para melhoria da saúde mental, emocional e física.

Quando se faz algo diferente e saudável nos finais de semana, o cérebro tem uma tendência a gostar, pois, ao realizar uma atividade nova e agradável, ativa-se o sistema de recompensa do cérebro límbico, sendo liberado, duas substâncias químicas denominadas de neurotransmissores, do tipo dopamina e serotonina, dentre outras, que nos provoca o bem-estar e a vontade daquele momento não terminar.      

No cérebro, o prazer é proporcionado pela molécula dopamina, por isso, precisamos de experiências agradáveis para que essa substância seja estimulada e liberada para nos sentirmos bem.

Continua após publicidade

Hora do lazer: dicas para seu cérebro voltar renovado – "poderoso" – na segunda-feira

1ª) Busque atividades renovadoras, simples e saudáveis: algo que você não tenha o hábito de fazer, como por exemplo, dançar, praticar esportes, enfim, algo diferente e prazeroso.

2ª) Evite os excessos (dormir muito ou dormir pouco, comer demais, consumo de álcool) e comportamentos de risco, pois também geram euforia e produção de dopamina; e a sensação é que o prazer foi atingido, mas, este é imediato e não duradouro. E no dia seguinte, teremos que voltar à rotina, que também pode e deve ser prazerosa e agradável. Pense nisso… faz parte do nosso ciclo. 

Continua após publicidade