Inteligência emocional pode te elevar ao topo

por Roberto Santos

Inteligência emocional é um pouco intangível. Afeta como nós gerenciamos nosso comportamento, navegamos pelas complexidades sociais, e tomamos decisões para atingir resultados melhores. Inteligência emocional é a sua habilidade em reconhecer e entender suas emoções e as dos outros, e sua habilidade em utilizar esse conhecimento para gerenciar o seu comportamento e seus relacionamentos.

Continua após publicidade

Décadas de pesquisas cada vez mais comprovam que a inteligência emocional é um fator crítico que separa os profissionais mais brilhantes do restante. É uma forma poderosa de focar a sua energia em uma direção, com um resultado tremendo. Uma pesquisa publicada pela Forbes mostrou que a inteligência emocional é um dos fatores mais importantes para predizer a performance, apontando a uma possibilidade de 58% de sucesso na maior parte dos cargos.

A pesquisa mostra que 90% dos profissionais analisados –e que foram reconhecidos como talentos em suas empresas- tinham também um alto quociente de inteligência emocional. Por outro lado, apenas 20% dos profissionais com pior performance tinham altos índices de inteligência emocional. Você até pode alcançar altos cargos sem ter inteligência emocional, mas as chances são pequenas.

Inteligência emocional pode salvar a sua vida  
 
Emoções represadas podem facilmente se tornar uma fonte de ansiedade e estresse – afetando qualquer aspecto da vida. E é justamente a inteligência emocional que permite com que você faça um melhor gerenciamento do estresse. Gerenciar melhor a tensão significa ver uma saída de uma situação difícil, antes das coisas piorarem – ou saírem totalmente do controle.

Quem não consegue usar muito bem a sua inteligência emocional acaba experimentando depressão, ansiedade, abuso de substâncias e até mesmo pensamentos suicidas. Há diversos estudos que ligam a inteligência emocional à maior susceptibilidade às doenças. Estresse, ansiedade e depressão podem inibir o sistema imunológico, criando maior vulnerabilidade – o que vai de um resfriado ao câncer.

Continua após publicidade

A inteligência emocional tem uma ligação muito forte com a saúde, pois reduz a percepção de estresse em situações de maior tensão. A inteligência emocional também ajuda o seu cérebro a lidar melhor com a tensão emocional e a ter mais resiliência. Essas características também são imprescindíveis no trabalho.

Fonte: Revista do RH/Hogan Brasil: www.revistadorh.com.br