Tome um banho tântrico de sol

por Nicole Witek

Estamos em pleno verão, o sol está quente, irradiando calor… que gostoso! Enquanto os Estados Unidos estão sofrendo condições climáticas desastrosas, nós, desse lado do planeta, estamos curtindo o sol.

Continua após publicidade

Enquanto estamos curtindo esse momento especial, vale a pena lembrar que somos descendentes do sol, nascidos de uma explosão há milhares de anos.

O nosso sistema solar nasceu há 4.600 milhões de anos. No seu núcleo, são transformadas 600 milhões de toneladas de hidrogênio por segundo. A quantia de energia solar que atinge a superfície terrestre equivale a 1,37 kw por m2 e por segundo!

Cada vida no nosso planeta é um sistema para captar a energia, manter a vida. Somos como as plantas, sistemas orgânicos de captação da energia solar. Infelizmente nossa vida cotidiana nos afasta dessa fonte maravilhosa. Apenas saímos ao ar livre durante nossas semanas corridas quando passamos de dentro da casa para dentro do ônibus; do carro, para dentro do escritório; e o caminho contrário quando se termina o expediente.

As plantas vivem para receber a energia do sol. Nossa vida também depende dessa energia: isso é capital lembrar, tanto como as plantas.

Continua após publicidade

Irradiações

O sol emite constantemente radiações, como se fosse um reator nuclear. Se nos pudéssemos ouvir a transmissão dessas radiações, seria como ouvir o chiado do rádio entre dois programas. Essas radiações solares podem ser divididas em três feixes: infravermelho, luz visível e ultravioleta. Cada um desses feixes tem efeitos específicos sobre a vida e em particular, a vida humana.

Os raios infravermelhos dão calor e aceleram os movimentos dos átomos e moléculas propiciando um meio ambiente agradável, a dilatação dos vasos, o relaxamento dos músculos, ativando assim a circulação sangüínea nos deixando em ótima saúde.

Continua após publicidade

A luz visível tem efeitos bioquímicos: a energia luminosa é captada e transformada em energia estrutural. Ou seja, a energia que faz o corpo funcionar. O corpo metabolisa a energia solar que ele recebe, seja através da pele para a produção da vitamina D, para o metabolismo do cálcio, ou através da retina para "modular" a produção de hormônios.

A luz ultravioleta provoca mudanças na estrutura das moléculas.

Sabemos hoje que as células recebem e emitem sinais luminosos, que elas se comunicam entre si por sinais de luz.

Devemos lembrar mais uma vez a equação do Albert Einstein: energia = matéria (E=mc2).

O culto ao sol vem das origens do homem. Intuitivamente, o homem primitivo cultuava esse vínculo com o sol. Os efeitos do sol ou sua ausência sobre a saúde já eram constatados e sentidos

Primitivo talvez, mas muito sensível esse homem primitivo. Ele tinha razão: aqui estão alguns exemplos, e me parece que ao longo dos anos vamos descobrir mais e mais efeitos do sol sobre nossa fisiologia, já que somos "poeiras de estrela", ou seja, "filhos do sol".

Um dos efeitos mais importantes é o efeito sobre os ciclos de vigília e sono. Até a chegada da "fada eletricidade", existiam ritmos naturais em nossas vidas. Esses ritmos são fundamentais. A alternância entre dia e noite estabelece o ritmo de todos os outros ritmos do corpo. A glândula pineal, no meio do cérebro, é conectada à retina. Ela recebe assim a informação da luz ou da escuridão e a transmite como uma mensagem bioquímica que regula os ritmos todos do corpo.

À noite, a produção de melatonina ajudará a ter um sono reparador. Enquanto estamos dormindo, a melatonina circula dentro do corpo, conserta e mantém nossas células em boa saúde.

O sol é o nosso "remédio natural" para acordar e ficar alerta. Assim que sua luz aparece, o corpo produz a vitamina D. Essa vitamina é produzida pela pele com a ação do sol. A vitamina D é um hormônio que precisa da luz para ser transformada. O órgão de transformação é a pele. Quanto mais luz recebemos (com todas as precauções necessárias) na pele, mais vitamina D o nosso corpo vai produzir.

A revolução industrial trancou o homem longe das radiações do sol. Perdemos nosso vínculo direto. A falta da luz do sol diretamente sobre nossos corpos talvez seja mais grave que a poluição, a alimentação errada ou as conseqüências de nossa vida rápida demais.

O yoga tem raízes profundas na filosofia tântrica, A filosofia das primeiras civilizações que estavam intuitivamente ligadas às forças da natureza. Vamos ver como nosso banho de sol pode se tornar "tântrico", reativar o vinculo com nossa essência luminosa.

Enquanto estamos curtindo as ondas do mar, o calor do verão, podemos transformar nosso descanso na cadeira de praia num descanso tântrico.

A filosofia do tantra, há milênios, apagava as fronteiras entre o ser humano e seu meio ambiente. Podemos perfeitamente tomar consciência desse fenômeno maravilhoso de extrair nossa vida e nossos ritmos fundamentais dessa luz do sol. Tomando consciência dos aspectos cósmicos de nossa vida, cada experiência pode se tornar tântrica.

Percebendo o quanto nossa vida depende do astro solar, acolhendo os raios de sol na nossa pele, sentindo o contato da areia nos nossos pés, o vento nos nossos cabelos. Assim podemos deixar a emoção nos levar a essa sensação de ser "filho do sol".

Por mais que a saibamos, todas as informações sobre esse astro, cuja luz vem até nós com a velocidade de 300 000 km/segundo (oito vezes o diâmetro do planeta), podemos pensar que há oito minutos a luz que recebo ainda estava dentro do astro solar, posso perceber a luz como cataratas de fótons, mini projéteis que penetram nossa pele.

Essa luz é um fluxo continuo de matéria, dentro da qual literalmente estamos tomando banho. Tentemos visualizar as correntes luminosas como uma chuvarada mágica. Deitados na praia, vamos sentir essa imensidão cósmica, sentir que nossa vida, nossa saúde dependem totalmente do sol. Nosso banho de sol profano se torna sagrado. Ultrapassando dos limites comuns, percebemos que a vida pode ser transmutada, ampliada para uma experiência cósmica.

Não é nada intelectual, ao contrário, se trata aqui de sentir, com os sentidos, sim, e com a emoção. O tantra encontra magia em todos os atos mais corriqueiros, até a grandeza em um simples banho de sol.

Que sua contemplação tantrica lhe seja sensualmente gostosa e inesquecível, e que suas férias na praia possa ser sentida com outra dimensão. Ligue-se direitamente ao sol, fonte de todas as energias e de toda vida.

Cuidados em relação à longa exposição ao sol

– Use protetor solar adequado à sua pele, consulte um dermatologista para saber qual usar e os cuidados para aplicá-lo

– Evite o sol forte, aquele que vai das 10h00 às 16h00s

– Hidrate-se: tome água, sucos, água de coco

– Óculos: só os comprados em ótica com 100% de proteção contra os raios