Eu não quero mais sentir vontade de ter relações, o que fazer?

“Sou uma mulher de 34 anos. Sou muito ativa sexualmente, mas tenho desejo sexual direto. Quero saber se tem como acabar com essa vontade?”

por Margareth Reis

Continua após publicidade

Resposta: Você deixa a impressão de que enxerga essa questão do seu desejo sexual em termos de tudo ou nada! É bem provável que essa visão polarizada a impeça de perceber, e até entender, os verdadeiros motivos que orbitam em torno desse assunto na sua vida.

Então, vamos imaginar que ao se descrever muito ativa sexualmente você desconfie de uma patologia, conhecida como compulsão sexual, que se caracteriza quando uma pessoa, por exemplo, não consegue evitar pensamentos e desejos sexuais que precisam ser saciados imediatamente, seja lá com quem for possível no momento. Este quadro acarreta comprometimento significativo em todas as áreas da vida da pessoa, quais sejam: profissional, afetiva, social, pois ela não consegue se concentrar em outra coisa que não seja a busca, repetidamente, da realização dos seus anseios sexuais.

Todavia, se você sente disposição constante para fazer sexo e consegue contextualizar as suas relações íntimas às oportunidades, e circunstâncias adequadas, para viver o prazer sexual com quem desperta o seu interesse, com quem você se relaciona bem sexualmente ou quando se masturba o seu incômodo pode ser de outra ordem. Desta forma, vale a pena uma investigação mais detalhada, feita por um especialista (médico ginecologista ou psicoterapeuta sexual), para investigar o que a está levando a esse incômodo e, se preciso for, a uma indicação de acompanhamento mais apropriada ao seu caso.

Atenção!
Este texto não substitui uma consulta ou acompanhamento de uma psicóloga e não se caracteriza como sendo um atendimento.

Continua após publicidade