Por que ler estimula a criatividade dos pequenos

Da Redação
 
A leitura traz benefícios quando praticada na infância. Ler estimula a criatividade, a imaginação e o raciocínio lógico das crianças.

Luciana Barros de Almeida, presidente da Associação Brasileira de Psicopedagogia (ABPp), explica por quê: “Ler nos permite conhecer outros mundos, outras ideias e isso nos possibilita criar nossas próprias ideias acerca do mundo; o que amplia nosso repertório para interagir com o outro e consigo mesmo, tendo a expansão da criatividade como um dos benefícios gerados pela leitura.”

Continua após publicidade

Quando transformada em hábito, a leitura promove o aumento de vocabulário, aprendizado da grafia correta das palavras e a melhoria da interpretação textual. Isso facilita a conexão com a escrita, aumenta o sucesso escolar e a afeição pela leitura.

Pais que incluem livros à rotina de seus filhos criam o aumento do conhecimento delas, que pode ser útil como fonte para a escrita de uma redação e a criação de pensamento crítico. Além disso, a troca de afeto e a emoção durante a leitura criam um vínculo especial e a abertura para conversa em família.

A leitura para crianças não alfabetizadas estimula seu desenvolvimento cognitivo e emocional. Inclusive, a partir do 5º mês de gestação, os bebês já são capazes de ouvir o que se passa no mundo.

Ler para eles, nessa fase, os ajuda a reconhecer a voz da mãe quando nascer e desenvolve os aspectos emocional, social e o aprendizado da criança, segundo a psicóloga clínica Ana Cássia Maturano.

Continua após publicidade

Quando permanecerem focadas no enredo e trama da história, o cérebro trabalha na capacidade de concentração das crianças.

Vya Estelar – Ler, principalmente antes de dormir, ajuda a diminuir o estresse e combate o distúrbio do sono?

Luciana Barros – Ler é um modo de se afastar os problemas de uma rotina pesada. Além do mais, ler é uma atividade que descontrai e nos leva à outra realidade e isso pode nos tirar a tensão que em alguns casos bloqueia o sono.

Continua após publicidade

Vya Estelar – Nessa era de tablets, jogos online e celular, criar o hábito da leitura é um desafio?

Luciana Barros – A leitura é constituinte do ser humano, ou seja, antecede os eletrônicos, portanto, os pais devem antes de autorizar que usem os eletrônicos cultivar o hábito de leitura, inclusive, em tempo maior que o uso de tablet's, celular… Isso é demasiadamente valioso! Porém, mais do que cobrar dos filhos esse hábito devem ser os pais os primeiros a dar o exemplo, isto é, sejam referência de leitura para seus filhos.

Vya Estelar – HQs (gibis) e geeks trazem os mesmos benefícios de um livro?

Luciana Barros – HQs são mais atrativos, porque os textos são breves, a maioria tem em seu teor o humor, a leitura é breve e a ilustração é outro atrativo que garante a compreensão, por isso são mais usados e também recomendados. Super-heróis tornam-se objeto de desejo das crianças, por isso elas demonstram interesse. Mas, o gênero literário não deve ser imposto, a melhor leitura é aquela pela qual a criança demonstre interesse.

Dicas de leitura:

Para começar a estreitar a relação entre as crianças e a leitura, boas indicações de histórias são:

– Histórias para criança ler, ouvir e sonhar de Minéia Pacheco;

– Adivinha quanto eu te amo por Sam Mc Bratney e Anita Jeram;

– O menino maluquinho escrito por Ziraldo;

– A colcha de retalhos de Conceil Corrêa da Silva e Nye Ribeiro Sila e Não! de Marta Altés.