Tenho muita agressividade, fácil de ser estimulada, como tratá-la?

por Eduardo Ferreira Santos

Resposta: Toda vez que falamos em comportamento devemos lembrar que o Ser Humano é um ser biopsicossocial, isto é, há sempre componentes biolócos, psicológicos e sociais influenciando de uma forma conjunta em nosso psiquismo.

Continua após publicidade

Assim sendo, no seu caso, seria importante avaliar primeiro qual o momento de vida que você está passando. Isto é, se é um momento complicado, estressante, dificil… Enfim, quais os fatores sociais que podem estar desencadeando essa agressividade.

Do ponto de vista psicológico, é importante avaliar suas características de personalidade, isto é, se você sempre foi uma pessoa agressiva, de mau humor, rebelde, insatisfeita com a vida e de que forma você foi criada (se em um ambiente hostil, irritadiço, cheio de brigas e desencontos).

Biologicamente, sempre há a questão genética, hereditária, que é a base para que todo o psiquismo se estruture. Ainda sob o ponto de vista biológico, embora muitos psiquiatras não deem atenção a este elemento, existe a chamada "disritmia cerebral" ou "disfunção cerebral mínima", que é um pequeno desajuste nas ondas cerebrais (detectadas pelo EletroEncéfaloGrama) que, sabe-se lá a razão, leva a um comportamento impulsivo, irritadiço e até agressivo.

Portanto, minha sugestão é que você procure um psiquiatra (não um neurologista, pois eles não consideram esta última hipótese) para que se faça um diagnóstico correto e recomende o melhor tratamento.

Continua após publicidade

Atenção!
Este texto não substitui uma consulta ou acompanhamento de um médico psiquiatra e não se caracteriza como sendo um atendimento.