Como explicar à minha filhinha o que faz um psicólogo?

por Blenda de Oliveira   

"Vou levar minha filha de 11 anos ao psicólogo e queria que me ajudasse a explicar para ela, em uma linguagem simples, o que seria um psicólogo."

Continua após publicidade

Resposta: Sugiro que antes de falar com sua filha sobre a ida dela ao psicólogo, você e seu marido, ou só você (depende do contexto), marquem uma primeira entrevista com o profissional. Não adiante que ela irá ao psicólogo sem antes vocês decidirem quem será o profissional. É importante que já tenham o nome e conheçam a forma de trabalho que será utilizada. Alguns profissionais, quando atendem crianças, se utilizam de diversas técnicas. Quase todas a partir do brincar e num espaço apropriado para crianças.

De modo geral, os psicoterapeutas infantis, inicialmente, fazem algumas sessões para conhecer e avaliar a necessidade ou não da criança permanecer em psicoterapia. Nessas sessões, juntamente com as informações trazidas pelos pais na entrevista, o profissional define o caminho do trabalho.

Todas essas informações são importantes no momento da comunicação da ida dela para conhecer o profissional. Sim, primeiro é dito à criança que ela irá conhecer um psicólogo, que vocês já estiveram com ele e confiaram que ele poderá ajudá-la e ajudar todos vocês a compreenderem melhor o que está acontecendo (aqui deve ser explicitado o motivo) para que possam viver mais felizes. Ela pode perguntar o que é um psicólogo e vocês poderão responder que é uma pessoa que estudou e aprendeu a ajudar pessoas a conhecerem coisas que se passam no coração como tristeza, alegria, dúvidas, raiva, e juntos, encontrar outros jeitos de fazer, já que no momento todos vocês estão precisando dessas orientações.

A linguagem que será utilizada dependerá muito de como vocês se comunicam e da maneira que sua filha costuma conversar. Por isso, o como comunicar pode também ser discutido com o psicólogo a partir do relato de vocês sobre a vida em família e a relação com sua filha. Será interessante e fundamental essa primeira entrevista, pois a partir do estilo do profissional, vocês poderão decidir o melhor jeito de fazer essa comunicação.

Continua após publicidade

As crianças costumam levar um tempo para entender as diferenças entre o trabalho de um psicólogo e o da professora. Como é um trabalho que lida com sentimentos, pensamentos e emoção nem sempre ficará claro no primeiro momento. Com o decorrer das sessões, o psicoterapeuta também esclarecerá do que se trata o trabalho.

Atenção!
Este texto não substitui uma consulta ou acompanhamento de uma psicóloga e não se caracteriza como sendo um atendimento.