DESTAQUES

Usamos os mesmos ingredientes para obter sucesso profissional e sermos felizes, indica estudo

Lillian Graziano 12/10/2017 PSICOLOGIA
Usamos os mesmos ingredientes para obter sucesso profissional e sermos felizes, indica estudo
Fonte: imagem Pixabay
Certos gurus da autoajuda confundem sucesso com felicidade

por Lilian Graziano

Se você crê na máxima de que talento e oportunidade devem caminhar juntos para que tenhamos sucesso não está errado, caro(a) leitor(a). A observação empírica nas empresas, e sobretudo pesquisas sobre o tema, confirmam essa sua (e minha) crença. Na onda dos achados científicos a respeito, considerando-se o talento como um sinônimo de competência inata para uma área específica de atuação, este ganha aliados poderosos em nossa personalidade, que podem potencializá-lo e, sobretudo, aumentar nossa prosperidade nas áreas profissional e acadêmica.

Segundo uma revisão recente de estudos, qualidades essenciais foram apontadas pelos cientistas como determinantes de nosso sucesso, em combinação com fatores externos específicos.

Pesquisadores da Universidade de Bath (Reino Unido) levaram em consideração as várias fases da vida humana,  do desenvolvimento infantil à vida adulta, nessa revisão sobre como a prosperidade alcança as pessoas (ou vice-versa).  

Concluíram, primeiro, que para sermos prósperos devemos empregar, nessas diversas fases, em conjunto ou alternadamente, características positivas como o otimismo; a espiritualidade ou religiosidade; a pró-atividade; a motivação; a flexibilidade; a resiliência; a disposição para aprender; a sociabilidade e a autoconfiança. Pessoas bem-sucedidas, por sua vez, conseguem “turbinar” esses traços de personalidade ao longo da vida, segundo os responsáveis pela revisão.

Com relação ao ambiente, devemos ficar de olho nas oportunidades e aproveitá-las ao máximo. Tudo é mais fácil, também, com o apoio de empregadores, familiares e amigos. O ambiente acadêmico/ de trabalho deve ser calmo. Precisamos trabalhar com alto grau de autonomia; desafios constantes, mas gerenciáveis e ter a confiança das outras pessoas que nos rodeiam.

Publicidade - o texto continua abaixo.



O estudo mencionado fortalece as evidências de causalidade direcional entre satisfação com vida, felicidade e resultados profissionais bem-sucedidos apontados por pesquisas anteriores de Sonja Lyubomirsky, Laura King e Ed Diener, grandes expoentes da Psicologia Positiva. Otimismo, resiliência, suporte social, entre outras características citadas – tudo isso também faz parte da receita de nosso bem-estar subjetivo.

Certos gurus da autoajuda confundem sucesso com felicidade, conceitualmente. E trata-se de duas coisas diferentes. Mas no cerne da comparação, no entanto, pode-se ver, caro(a) leitor(a), que as receitas para ambos levam ingredientes bem parecidos. Ainda que não haja uma fórmula exata para sermos felizes ou prósperos.

O melhor de tudo é que tais “ingredientes” facilitadores de nossa prosperidade e felicidade  – nossas características e atitude em relação ao ambiente em que atuamos – podem ser aprendidos, enfatizados e modificados nos mais variados settings de atuação do desenvolvimento humano. Basta nos conscientizarmos disso e irmos em frente, procurando a ajuda necessária para tanto, enquanto tratamos de observar as vantagens que nosso ambiente nos oferece para o sucesso pretendido.

Mais informações: Revista de Psicologia Positiva do Instituto de Psicologia Positiva e Comportamento
www.makeitpositivemag.com




TAGS :

    sucesso, felicidade, psicologia, positiva

Lillian Graziano

Diretora dos Instituto de Psicologia Positiva e Comportamento, psicóloga e doutora em Psicologia pela Universidade de São Paulo (USP) com pós-graduação em Psicoterapia Cognitiva Construtivista. Seu doutorado sobre Psicologia Positiva e Felicidade foi a primeira tese brasileira baseada nessa abordagem. Atua há mais de 20 anos na Educação com foco no desenvolvimento de condutas preventivas para os comportamentos humanos disfuncionais. Possui certificação em Virtudes e Forças Pessoais pelo VIA Institute on Character, EUA. Treinou e atendeu centenas de funcionários de grandes organizações tais como: Coca-cola, Basf, Bank Boston, Accenture, British Petroleum, Merrill Lynch, Unilever, dentre outras.



ENQUETE

De qual problema você gostaria de se livrar em 2018?








VOTAR!
Vya Estelar - Qualidade de vida na web - Todos os direitos reservados ®1999 - 2017
O portal Vya Estelar não se responsabiliza pelas informações e opinião de seus colunistas emitidas em artigos assinados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação.