Dicas para fazer e desenhar uma barba perfeita

Da Redação

Fazer a barba pode parecer apenas um ritual comum entre os homens. E muitos deles acreditam que sabem todos os passos corretamente. O profissional Dario Beca dá algumas dicas para se obter um barbear perfeito e manter a pele bonita e saudável.

Continua após publicidade

1º) O corte: É importante acompanhar o sentido do crescimento dos pelos, para não encravá-los. Da costeleta até a mandíbula, o pelo cresce para baixo. Da mandíbula até o pescoço, o crescimento inverte. Essa região é super importante. É preciso cuidado para não escanhoar (passar a lamina no sentido contrário do pelo) Portanto da costeleta até a mandíbula passe a lâmina no sentido de cima para baixo e na região do pescoço inverta.

2º) Creme de barbear: Ele é imprescindível, pois além de amaciar os pelos, hidratam a pele. *A espuma de barbear tipo sabão, aquela antiga espalhada com pincel, pode levar de 1 a 2 minutos para agir. Aí sim você inicia o corte. As fórmulas modernas não necessitam de tempo de espera. Espumas em aerosol, géis de barbear e sabonetes cremosos facilitam a umectação do pelo, agindo imediatamente.

3º) Barba desenhada: Para os pelos perdidos é preciso passar a lâmina na maçã do rosto, para limpar novamente, mas sem fazer o movimento repetido do barbear. Com isso, se alcança um efeito mais natural. A risca da barba deve ser feita na altura da mandíbula ou um centímetro abaixo dela. Use uma máquina de corte para baixar os fios. As máquinas de acabamento não permitem uma definição perfeita. Quem usa barba desenhada, deve retocar dia sim, dia não. Para desenhar, use um aparelho de uma lâmina apenas.

4º) Lâminas: Quem mantém a barba desenhada, pode usar a mesma lâmina durante uma semana. Para quem faz a barba todos os dias, ela dura em média 3 dias. O recomendado é o aparelho com três lâminas, pois o barbear fica melhor, mais leve e liso.

Continua após publicidade

5º) Pós-barba: O gel deixa a pele mais hidratada, enquanto a loção pós-barba pode arder um pouco o rosto. *Finalizar a operação de barbear é essencial para proteger e tratar essa área já sensibilizada, além de promover uma rápida cicatrização. Usando bálsamos e loções após a barba você se beneficiará da ação refrescante e antioxidante. Tais produtos restabelecem a hidratação natural da pele, protegendo-a das agressões externas. Aplique uma camada uniforme e massageie até obter completa absorção.

6º) Frequência do barbear: Fazer a barba um dia sim e um dia não para a pele descansar faz bem. Mas isso depende da necessidade de cada um. Tem homens que tem de fazer a barba todos os dias. *Fazer a barba diariamente não prejudica a pele, desde que você tome cuidados com o corte e com o uso de pós-barba de ação cicatrizante.

*Fonte: Sônia Corazza é engenheira química especializada em cosmetologia e assina no Vya Estelar a coluna Beleza

Continua após publicidade