Meu marido tem preguiça de transar. O que faço para mudar isso?

por Margareth Reis

Depoimento de uma leitora:

Continua após publicidade

“Tenho 27 anos e vivo com meu companheiro de 37 há pouco mais de dois anos. Temos um relacionamento estável. Nós conversamos muito desde que nos conhecemos e tivemos bons momentos na cama. Porém, sou sempre eu quem o procura quando quero sexo, e uma vez ele me disse que tem preguiça de transar. Isso desde antes de me conhecer em seus relacionamentos passados. Atualmente, não temos relação sexual. Ele me explicou que tem desejo, tem suas vontades, mas quando pensa em todas as etapas antes da penetração, ele desiste de fazer. Minha dúvida é: o que pode levá-lo a ter preguiça de transar? E claro, será que existe alguma coisa que eu posso fazer para ajudá-lo?”

Resposta: Você pode ajudar o seu companheiro sugerindo acompanhá-lo em uma consulta médica urológica, e em uma avaliação com um(a) terapeuta sexual.

Para além de um resultado que a avaliação médica possa oferecer ao caso em questão, a interação íntima de vocês apresenta um desnivelamento de expectativas que merece atenção.

O relacionamento a dois se diferencia de outros que estabelecemos na vida, justamente pelo aspecto afetivo-sexual que define a vida de um casal. Podemos considerar que a fase do enamoramento ou da paixão aconteça de forma mais intensa com ambos os lados respondendo com mais disposição para o sexo.

Continua após publicidade

Já no decorrer da convivência, pode acontecer uma diminuição no ritmo sexual, principalmente, pelo enfrentamento de fases que demandam mais investimento emocional por parte da dupla. O cansaço e a cobrança por excelência nos papéis que são exercidos no dia a dia, pode até levar ao esgotamento e à preguiça de transar em alguns momentos. Mas, não dá para ficar esperando o desejo sexual aparecer. Se o desejo sexual não for constantemente cultivado e alimentado pelos parceiros a intimidade do casal fica prejudicada mesmo.

Pensem juntos em tratar adequadamente desse assunto com especialistas e boa sorte!

Atenção!
Este texto não substitui uma consulta ou acompanhamento de um psicólogo ou médico e não se caracteriza como sendo um atendimento.

Continua após publicidade