Devemos aprimorar nossas qualidades e neutralizar os defeitos

por Luiz Alberto Py

Gosto de acreditar que tudo o que nos acontece – principalmente as coisas ruins, negativas – foi planejado para estimular nosso crescimento espiritual.

Continua após publicidade

Aqui vai um pouco de minha visão de mundo

Vejo a mim mesmo e a todos nós como produtos da natureza.

Nada melhor nem muito diferente do que uma lagartixa, um lobo uma maçã, ou um abacate. Alguns animais são mais fortes e mais perigosos, outros são mais bonitos e graciosos. Deveriam se envaidecer por isso?

Algumas frutas são melhores, maiores, mais saborosas do que outras. Podem se orgulhar disso? Receberam mais seiva, melhor insolação, a árvore a que pertencem e de onde brotaram estava em um terreno mais fértil ou foi originada de uma semente mais forte e esse acaso as fez melhores. Que valor isso tem?

Continua após publicidade

É tolo ficar-se envaidecido com as próprias qualidades, tanto quanto ficar envergonhado dos defeitos que temos. O quanto disso dependeu de nossa vontade? Tanto quanto podemos saber, nós não nos escolhemos, apenas nascemos.

Com um destino que pouco podemos modificar e características que nos foram legadas: qualidades e defeitos. A tarefa de cada um é simplesmente empenhar-se o mais que puder para aprimorar suas qualidades e neutralizar seus defeitos, assim se tornando o melhor possível. Este é o nosso grande dever e nossa responsabilidade. Nada mais, nem menos. A humildade contida nesta ideia me é confortável.