Meu filho não quer estudar e nem trabalhar. Só quer saber de jogar no computador. O que faço?

por Blenda de Oliveira

Depoimento de uma leitora:

Continua após publicidade

“Gostaria que você pudesse me orientar a respeito de meu filho. Não sei como devo agir com ele, pois está com 19 anos e não quer saber de estudar e nem trabalhar. Também não tem namorada e fica o dia todo dentro do quarto jogando no computador. Por favor me ajude.”

Resposta: A primeira coisa seria procurar uma ajuda profissional (psicológica ou um psiquiátrica) para avaliar se não há qualquer quadro de depressão ou outra coisa. Depois disso avaliado, algumas providências precisas ser impostas. Por exemplo, terá que iniciar um trabalho. Para isso se tornar mais efetivo, corte toda e qualquer ajuda financeira. É uma medida radical, mas talvez possa surgir uma mudança. Pelo que entendi da sua mensagem, por enquanto, está nas mãos dele a decisão quanto ao estudo, trabalho e modo de vida.

Se o pai estiver presente, ambos, você e ele, devem tomar uma decisão firme. Não é aconselhável que mudem de posição.

Se é uma mãe que lida com tudo sozinha, claro, pode ser mais difícil. Às vezes filhos nessa idade intimidam um pouco com uma suposta autoridade. Mas não deve desistir. Imponha as regras para que ele continue vivendo na sua casa. Uma das regras é trabalhar ou estudar. Ajudar nas coisas da casa e ter os horários para cuidar do que pertence a ele.

Continua após publicidade

Essa é uma mudança que exigirá dos pais muita firmeza e nem sempre tem resultados imediatos. Requer insistência e continuidade. Boa sorte!

Atenção!
Este texto não substitui uma consulta ou acompanhamento de um psicólogo ou médico psiquiatra e não se caracteriza como sendo um atendimento.

 

Continua após publicidade