Tenho problemas na coluna: região lombar e hérnia de disco

por Milena Liste

Resposta: Você pode levantar pouco peso em posição deitada ou sentada.

Continua após publicidade

Geralmente são contraindicados exercícios com impacto na coluna ou torções na mesma, bem como chutes e rotações de quadril.

Bons treinos!

por Gilberto Coutinho

O que é hérnia de disco lombar?

Continua após publicidade

Afecção (doença) muito dolorosa que acomete a coluna vertebral, a hérnia de disco caracteriza-se pelo deslocamento do núcleo pulposo (parte central, arredondada e de consistência gelatinosa) do interior do disco intervertebral (fibrocartilaginoso) em direção ao canal raquidiano ou ósseo, mediante a ruptura de sua parte mais externa constituída de anel fibroso (que mantém o núcleo pulposo no interior do disco), resultando num quadro clínico neurológico de compressão das raízes nervosas ou raquidianas localizadas nesse nível.

A manifestação da hérnia de disco é mais comum nos homens do que nas mulheres e na fase da degeneração discal, que ocorre entre os 30 e 50 anos de idade. Embora seja mais frequente na região lombar, a hérnia discal pode ocorrer também na região cervical e torácica; suas manifestações clínicas mais comuns são: lombalgia (sendo a hérnia de disco a causa mais frequente de todas as lombalgias), lombociatalgia (associação de dores lombares com uma nevralgia ciática) e síndrome da cauda equina (que parece ser a única situação de urgência cirúrgica no combate da hérnia de disco).

Atenção!
Este texto não substitui uma consulta ou acompanhamento de um médico, profissional de educação física ou fisioterapeuta e não se caracteriza como sendo um atendimento.

Continua após publicidade