Abismos narcísicos: entre a mente humana e representações do Eu

Da Redação

Roberto Rosas Fernandes, pós-doutor em psicologia pela Universidade de São Paulo (USP), professor da PUC-SP e diretor da Sociedade Brasileia de Psicologia Analítica (SBPA) lança nesta quinta-feira, 30, pela Editora Appris, seu terceiro livro: Abismos narcísicos: a psicodinâmica do amadurecimento e da individuação.
 
A obra reúne textos de pesquisas de doutorado e pós-doutorado empíricas para comprovação teórica, com foco na constituição narcísica do Eu e a influência do narcisismo na subjetividade e formação da autoimagem.
 
O autor tem como objetivo divulgar conclusões originais sobre a psicodinâmica, o amadurecimento e a individuação, relatando à sociedade como o tema define o modo de ser e sofrer do ser humano, e a importância dos vínculos afetivos para o desenvolvimento do narcisismo – criativo ou defensivo.
 
O nome do livro, Abismos Narcísicos, inclusive, explora uma dessas questões do Eu, em que sua autoimagem e as representações sobre si mesmo e o mundo entram em conflito, deixam a zona de conforto, e precisam ser construídas e reorganizadas para um viver com mais sintonia com a realidade e menos sofrimento.
 
“O abismo narcísico é uma sensação vertiginosa de desamparo e abandono diante de uma ameaça ao Eu. Essa sensação pode sobrevir ao indivíduo que sinta que está prestes a perder seu objeto de amor e fonte de espelhamento ou em qualquer outra situação que abale ou ameace abalar seu equilíbrio psíquico. Podemos chamá-la de 'ansiedade profunda'", segundo Roberto Rosas Fernandes, no artigo de mesmo nome da obra.
 
O livro é rico em casos clínicos, destinado a interessados pelo o autoconhecimento e mundo simbólico. Contém textos instrumentais e analistas, e artigos que expõem a espiritualidade e usam metáforas extraídas da literatura religiosa, para comentar sobre a necessidade de ampliação de consciência – autotranscedência.
 
Sete deles foram publicados em revistas científicas, e atualizados para o livro.
 
Abismos narcísicos trata da constituição narcísica do Eu, dependente de vínculos parentais e afetivos, e como isso implica na formação de vínculos futuros do sujeito, que podem ser mais ou menos maduros. Uma obra de autoconhecimento e investigação da psique do ser humano.
 
Serviço
 
Lançamento: Abismos Narcísicos (Editora Appris)

Continua após publicidade

Autor: Roberto Rosas Fernandes

Quando: Quinta-feira, 30, às 19h

Local: Espaço Euroart – Rua Colômbia, 157, Jardim América – São Paulo, SP