Crises de pânico, o que são?

por Joel Rennó Jr.

As crises de pânico fazem parte da vida de quem sofre de Transtorno de pânico.

Continua após publicidade

Fatores genéticos certamente contribuem para que uma pessoa desenvolva o Transtorno de Pânico. Pesquisas mostram que 35% dos parentes de primeiro grau de pacientes com Transtorno do Pânico sofrem do mesmo problema.

Outras causas

A química cerebral pode estar em desequilíbrio.

Entretanto, isso não deve ser suficiente para a eclosão da Síndrome do Pânico. Há vários modelos explicativos, como os:

Continua após publicidade

Metabólicos (relacionados ao funcionamento do organismo, com a produção de determinadas substâncias químicas);

Neuroquímicos (alterações nos sistemas de neurotransmissores cerebrais como a serotonina, a noradrenalina e, mais recentemente, o glutamato e o óxido nítrico, ou seja, substâncias químicas cerebrais que comunicam as células nervosas),

Mas, atenção! Nenhuma causa pode ser determinada como única responsável pelo desencadeamento da doença e das crises de pânico.

Continua após publicidade

Crises de pânico… Quando o sistema de alerta falha

Outra hipótese é também uma possível disfunção no sistema de alerta do organismo, para situações vivenciais, imaginárias ou reais, potencialmente perigosas e que causam medo, formado pelas projeções do sistema límbico (que rege as emoções e cujo componente mais importante é a amídala) para o hipotálamo e tronco encefálico, controlando todas as respostas do sistema nervoso autonômico.

As pessoas que estão sofrendo da Síndrome do Pânico devem procurar um psiquiatra e seguir o tratamento prescrito.

Com medicação adequada e, psicoterapia, se necessário, o paciente consegue retomar sua rotina e viver melhor, com mais qualidade de vida.

Atenção!
Este texto não substitui uma consulta ou acompanhamento de um médico psiquiatra e não se caracteriza como sendo um atendimento.