Como encarar um relacionamento à distância sem sofrer?

Da Redação

Apesar de muitas pessoas acreditarem que o namoro à distância não dá certo, a situação é mais comum do que se imagina.

Continua após publicidade

Rotinas comuns como curtir um cinema, teatro e um jantar a dois durante a semana se tornam inviáveis, mas a facilidade da comunicação virtual através de recursos como WhatsApp, redes sociais e Skype contribuem para a dinâmica diferente que este tipo de relação exige.
 
A psicóloga Sarah Lopes explica que a condição pode parecer difícil inicialmente, mas realçar os pontos positivos e encarar a saudade como forma de reascender o amor torna o namoro possível. “O segredo é não deixar amornar os sentimentos ou se habituar com a distância. A ideia é enxergar a situação como um desafio que pode ou não dar certo. Mas para saber, é preciso tentar”, enfatiza.
 
Pontos positivos e negativos do relacionamento à distância

As maiores questões negativas desses relacionamentos são adaptar-se à ausência física, à dificuldade de comunicação em determinados horários devido à diferença de fuso horário, a falta de confiança que pode gerar ciúme excessivo, distanciamento emocional e vontade de controlar a vida pessoal do parceiro (a). Os pontos positivos podem ser, a saudade que alimenta a relação, possibilidade de conhecer mais por causa das longas conversas e o fortalecimento dos laços de confiança.
 
Insegurança e ciúme

Lidar com o ciúme e a desconfiança pode ser difícil, especialmente quando o outro está a quilômetros de distância. Porém, vale ressaltar que crises de ciúme costumam se manifestar em pessoas inseguras, independente se o outro está próximo ou não. Assim, é preciso trabalhar a confiança. Se você tem o hábito de desconfiar de todos em seus namoros, saiba que o problema pode estar em você e não na relação.
 
Como o namoro pode dar certo

A confiança mútua fortalecerá a relação tanto a distância como presencial. “Para dar certo, caso sinta-se melhor, alguns acordos poderão ser feitos, sempre levando em consideração que as restrições do outro são também as suas. Ainda assim, os planos de um dia estarem juntos devem existir para que a relação continue. Então, se esta é a meta e se existe afeto, dará certo”, enfatiza a especialista.

Continua após publicidade

Cinco atitudes para encarar o relacionamento à distância sem sofrimento:   
 
– Tenha paciência;

– Mantenha constantes diálogos sobre situações que incomodam;

– Trabalhe sua autoconfiança para evitar desentendimentos e emoções negativas;

Continua após publicidade

– Uusufrua da tecnologia para diversas formas de contato, como WhatsApp e bate-papo de redes sociais;

– Planejar visitas um ao outro sempre que possível também contribuem para o namoro dar certo.

Atenção!
Este texto não substitui uma consulta ou acompanhamento de um psicólogo e não se caracteriza como sendo um atendimento.