Zumba em ritmo de samba: aula gratuita em Juiz de Fora

Da Redação  

O Museu Ferroviário de Juiz de Fora sediará na quarta-feira, 7, às 18 horas, aula especial de “Zumba à Fantasia”.

Continua após publicidade

No carnaval, a aula é aberta a todo o público, que pode participar com fantasias, para entrar no clima, que contará com coreografias no ritmo da folia. A aula será ministrada pela professora Dhyana Marçal e terá duração de cerca de 50 minutos.

Mas qualquer pessoa pode praticar zumba?

Segundo a educadora física, pós-graduada em Fisiologia do Exercício, Milena Liste, a zumba é uma modalidade de ginástica e dança com ritmos nacionais e latinos com objetivos parecidos aos da ginástica aeróbica da década de 80. Possui a promessa de gastar 1000 calorias em uma hora de dança. Trabalha coordenação motora, melhora circulação corporal e cardíaca, equilíbrio, destreza além do aspecto social – a interação do grupo na aula de zumba é muito contagiante.

A zumba é indicada para todo tipo de pessoa, desde que apta para o exercício aeróbico intenso e que esteja com a coluna vertebral e outras articulações gozando de saúde. É indicada também para quem deseja emagrecer e trabalhar o corpo e a mente. Porém, sabe se que o gasto metabólico depende da idade, condicionamento físico, intensidade da dança e de ser do sexo feminino ou masculino, pois geralmente o gasto metabólico masculino é maior que o feminino. O homem tem metabolismo maior que a mulher devido à testosterona, principalmente. Os hormônios anabolizantes, como a testosterona, são em maior concentração nos homens do que nas mulheres.

Continua após publicidade

Serviço

Aula gratuita: “Zumba à fantasia”

Local: Museu Ferroviário de Juiz de Fora, Av. Brasil, 2001 – Centro, Juiz de Fora – MG

Continua após publicidade

Dia e hora: quarta-feira, 7 de fevereiro, às 18 horas

O evento é parceria entre o Programa de Atividade Física e Qualidade de Vida (PAFQV) e a Fundação Cultural “Alfredo Ferreira Lage” (Funalfa).