BB e CC creams se adequam ao dinheiro curto

por Sonia Corazza

O mercado tem apresentado cada vez mais maquiagens que cuidam da pele. São produtos que tratam de dentro para fora e de maneira eficaz e profunda: rugas, oleosidade, ressecamento e outras disfunções da pele. Esse tipo de fórmula veio inaugurar um segmento de produtos para makeup multifuncional, bem a cara do século XXI, onde praticidade e polifuncionalidade são características que andam juntas.

Continua após publicidade

Como são estas fórmulas?

Em se tratando de fórmulas cremosas é fácil, pois, cosmeticamente falando, tratam-se de emulsões contendo uma fase oleosa e outra fase aquosa. E dessa maneira é fácil incorporar ingredientes ativos que possam trabalhar na hidratação, restauração e até preenchimento das áreas da pele com relevo alterado, como é o caso das rugas e linhas. É como se você aditivasse um creme antienvelhecimento com pigmentos.

Nos produtos na forma de pó, como sombras, blush, pó facial… a missão fica mais difícil, porém, não impossível. Existem ativos na forma de pó que podem ser incorporados ao produto para aditivá-los e também ativos líquidos que podem ser pulverizados nos pós durante o processo de fabricação. O que ocorre é que há uma menor paleta de ativos utilizáveis, reduzindo as chances de atuar na reversão de processos de envelhecimento da pele.

Bases, corretivos e batons substituem cremes tradicionais?

Continua após publicidade

Não acho que substituem, mas ajudam na rotina diária. Para cuidar durante o dia de uma pele jovem, por exemplo, onde a grande busca é preservar as condições naturais de hidratação e proteger do sol, além de dissimular imperfeições, o uso de uma base líquida ou cremosa pigmentada (tonalizada), que contenha agentes hidratantes, como pro vitamina B5, ácido hialurônico, ou estimuladores das aquaporinas, entre outros, dá conta do recado.

Já para uma pele madura, uma mulher pós-menopausa, há necessidade de uma fórmula mais rica e o uso de um produto como descrevi acima seria insuficiente.

Modo de usar

Continua após publicidade

São mais fáceis de aplicar do que os produtos comuns de maquiagem, pois deslizam melhor na pele e apresentam características sensoriais ainda melhores.

Em tempos de dinheiro curto, vale testar!

Atenção!
Esse texto e esta coluna não substituem uma consulta ou acompanhamento de um médico e não se caracterizam como sendo um atendimento.