Recupere os cabelos danificados

por Sonia Corazza

A aparência dos cabelos é um fator muito importante para a nossa imagem pessoal. Milhares de pessoas no mundo adotam os tratamentos químicos para alterar a cor e a forma original dos cabelos, mas depois de algum tempo, os fios tratados inadequadamente, tornam-se frágeis, quebradiços, volumosos e ressecados. Mas o que se deve fazer para recuperar a saúde, a beleza dos fios e, conseqüentemente, a autoimagem?

Continua após publicidade

A composição do cabelo

O cabelo humano é composto basicamente por queratina, proteína rica em aminoácidos essenciais. Os fios são submetidos a muitas agressões, sendo a mais comum o ressecamento provocado pelo uso constante de secador de cabelos, tratamentos químicos como permanentes, tinturas, relaxamentos, amaciamentos e alisamentos e ainda por tração mecânica pronunciada, como os penteados que puxam os fios enfraquecendo as raízes e aumentando a queda.

Embora o cabelo humano tenha essa composição, em todos os processos químicos o resultado é a desmineralização dos fios de cabelo, o que significa a perda de elementos essenciais, que possuem uma ação baseada na proteção da superfície do fio.

Alguns elementos minerais são vitais para a saúde e boa aparência dos cabelos que sofreram ataque químico, principalmente os cabelos crespos submetidos à ação de substâncias alisantes, relaxantes e amaciantes.

Continua após publicidade

A ação dos elementos

Cálcio: a deficiência de cálcio faz com que o cabelo fique frágil e quebradiço.

Manganês: é essencial para a cutícula do cabelo, para a sua lubrificação e proteção ideal, agindo como uma barreira. Existem vários trabalhos que relacionam sua falta à existência da alopecia, isto é, queda de cabelo, sendo que vários tratamentos contra a queda de cabelos utilizam o manganês como aditivo fundamental.

Continua após publicidade

Silício: este é um dos componentes mais importantes para o cabelo, pois participa de uma etapa importantíssima da reconstituição do cabelo e luta contra o seu envelhecimento.

Zinco: é fundamental para a oxigenação, reconhecido no mundo cosmético/científico como ideal para o fortalecimento capilar.

A fórmula

Não é só de bons cosméticos que o cabelo vive. Iogurte, espinafre, arroz integral e gema de ovo são algumas fontes destes maravilhosos agentes ativos. Inclua no seu cardápio de duas a três vezes por semana uma refeição balanceada, com as proteínas de baixo teor de gordura, como peixes e aves, verduras, frutas e legumes frescos, cereias integrais, entre estes arroz, lentilha e grão-de-bico, pois ajudarão muito na recuperação dos cabelos danificados.

Os shampoos, condicionadores e máscaras capilares contendo proteinas hidrolisadas de trigo e seda, queratina e pantenal colaboram para a reestruturação da fibra do cabelo, melhorando sua textura e proporcionando brilho e maciez. Então lembre-se, o tratamento regenerador ideal para seu cabelo associa os bons nutrientes na alimentação aos bons ingredientes das formulações cosméticas.