Não há motivos para tentarmos separar a razão das emoções

Por Marta Relvas

O sistema límbico é responsável pelo processamento e controle das emoções no cérebro humano. Constituido pelo, hipotálamo, hipocampo e as amígdalas cerebrais. Juntos, esses componentes trabalham para criar emoções simples e complexas. E eles contam com o sistema nervoso com a função de ajudar as pessoas a expressar e transmitir pensamentos, ideias e sentimentos.

Continua após publicidade

O cérebro, também,  possui uma região denominada córtex pré-frontal, sendo esta uma região relacionada a diversos processos cognitivos complexos, como expressão da personalidade, tomada de decisões, moderação de comportamentos socialmente adequados e formação de memórias emocionais. Por isso, essa área cerebral é tão importante para lidarmos com pensamentos conflitantes; definirmos o que é positivo ou negativo e tomarmos boas decisões com base no que imaginamos que será o futuro.

O córtex pré-frontal, nos ajuda a atribuir um significado emocional a cada experiência que vivemos, o que facilita muito a tomada de decisão pois, em momentos futuros, esse valor emocional pode ser trazido à tona, nos ajudando a prever se o desfecho de uma situação será positivo ou negativo.

Se fôssemos capazes de nos livrar completamente de emoções, seria muito difícil julgar opções como boas ou ruins e nossa tomada de decisão seria transformada em um processo desesperadamente neutro. Não há motivos para tentarmos separar a razão das emoções. Na verdade, as emoções são uma parte indispensável da nossa vida racional e são elas que nos ajudam a tomar decisões equilibradas.

As emoções e os sentimentos fazem parte de nossas vivências e são importantes na solução de problemas, no raciocínio e no funcionamento inteligente, em relação às questões que o ser humano se depara em sua vida, num constante equilíbrio/desequilíbrio em busca de uma homeostasia.  

Continua após publicidade

Para Damásio (2013), a ligação do corpo com a emoção se relaciona com o que chamou de homeostasia, que seria uma maquinaria que regulariza a vida e que, neste processo, também pode-se incluir as relações sociais e culturais às quais o ser humano está inserido, provocando um movimento no sujeito capaz de influenciar o grupo social e a cultura de um grupo. O ser humano reage à detecção de um desequilíbrio no processo de vida e, ao perceber este desequilíbrio, procura corrigi-lo, no sentido de adaptar-se, dentro dos limites da biologia humana e do ambiente físico e social.