Aprenda a ver a eficácia de produtos antimanchas e antirrugas na embalagem

por Sonia Corazza

Não adianta pensar que cosmético faz milagre, mas uma boa fórmula pode melhorar muito a condição dos sinais do tempo, como rugas e manchas.

Continua após publicidade

Hoje vou falar sobre ingredientes ativos realmente eficazes nessa luta pela melhora da pele.

Antimanchas

As substâncias despigmentantes dão resultados diferentes, dependendo da profundidade das manchas. No caso do melasma, aquele tipo de mancha castanha que se desenvolve na face, pode ser decorrente da genética e de características raciais, e aqui as fórmulas cosméticas tem efeitos mais amenos. As sardas comuns e a melanose solar (mancha) provocadas pelos danos acumulados da radiação solar, melhoram bastante com as formulações cosméticas. Mas os cosméticos não são eficazes contra as sardas brancas, resultado da ação cumulativa do sol.

Vou falar sobre os ativos você deve procurar no rótulo do produto para clarear as manchas:

Continua após publicidade

O ácido aminoetilfosfínico, conhecido como Albatin, impede a evolução da mancha, mas não elimina as pré-existentes. A alfa-arbutina atua de forma mais rápida e eficiente, promovendo um leve clareamento. O complexo formado pelos derivados vegetais extraídos da uva, associados ao fosfato de ascorbilmagnésio inibem o escurecimento da pele e reduzem a pigmentação existente. Esses ativos estão presentes em produtos para clarear manchas

Antirrugas

Há várias formulações com a ação re-plumping, ou seja, que melhoram a qualidade da pele no ato e estimulam, com o passar do tempo e aplicações frequentes, a síntese de colágeno e elastina (responsáveis pela firmeza). Existem substâncias que imitam o mecanismo do corpo humano (estimulando a produção de colágeno) para produzir colágeno. Elas têm alta penetração: atuam em qualquer tipo de ruga e reparam as marcas de expressão, além de estimular a síntese de colágeno, compensando o déficit natural ou o provocado pelo envelhecimento precoce. O retinol e minerais tornam a pele mais macia e tornam linhas e rugas menos visíveis desde a primeira aplicação.

Continua após publicidade

O extrato biotecnológico da microalga Nannochloropsis oculata promove efeito tensor imediato e firmador a longo prazo. É muito bacana, pois também protege as células do estresse oxidativo e estimula a formação de colágeno melhorando a tonicidade e firmeza da pele.

Agora é só imprimir essa página e ir às compras!