Aquaporinas para hidratar sua pele

por Sonia Corazza

Nosso corpo é constituído quase que 75% por água, vital para todas as trocas metabólicas e processos bioquímicos. Digo sempre que somos uma garrafa de água ambulante e a pele é como se fosse a embalagem.

Continua após publicidade

Manter a concentração ideal de água na pele é vital para que essa exerça suas funções primordiais: fornecer uma barreira de defesa contra a agressão externa causada por agentes físicos, químicos e microbiológicos e também manter a temperatura interna do nosso corpo na faixa dos 36,5OC.

Se a pele está desidratada e ressecada, acaba descamando e perde a eficácia como função barreira, permitindo a entrada de agentes externos oportunistas, como bactérias e fungo, por exemplo. Além disso, perde a função de termostato (equilíbrio da temperatura corporal). Sem essa função, o corpo entra em pane por ficar superaquecido ou por perder calor para o meio ambiente. Hipotermia (queda da temeratura) e hipertermia (elevação da temperatura) são desequilíbrios perigosos para o organismo.

Aquaporinas e sua pele

A novidade em matéria-prima para hidratantes cosméticos são as aquaporinas. Como são estruturas proteicas muito pequenas que repelem a água, acabam agindo como vias de transporte e regulação da água dentro das células da pele. As células estão equipadas com esses verdadeiros "canais de água", caminhos eficazes para a passagem da água.

Continua após publicidade

É uma maneira inteligente de manter o equilíbrio hídrico dentro das células epiteliais, respeitando um processo endógeno natural do próprio corpo.

Como essas proteínas agem levando água às estruturas da pele, então podem manter ou aumentar o nível de hidratação nas células da pele, garantindo tal efeito em todas as células da pele, não só nas mais externas e em contato com o meio ambiente. A aquaporina é como um duto, onde a água entra e sai.

Então, estimular a função das aquaporinas significa estimular os mecanismos internos de hidratação da pele.

Continua após publicidade

Preste atenção nos lançamentos cosméticos, muita coisa boa está para chegar nas prateleitas, em benefício da sua pele!