Como você reage quando é criticado?

Da Redação

Uma crítica consiste em um julgamento, uma análise ou avaliação de algo ou alguém.

Continua após publicidade

Embora na filosofia o termo “crítica” não tivesse na sua origem a ideia de algo necessariamente negativo, a palavra adquiriu esta conotação, e quando falamos de crítica, sempre se considera algo desaprovado.

A crítica envolve, pelo menos, duas pessoas: a pessoa emissora da observação e a pessoa receptora de tal observação. Independentemente de como foi emitida a crítica, a pessoa que a recebe pode tomá-la como positiva/aceitável ou como algo negativo, algo “destrutivo”.

A forma como a crítica é recebida depende, em grande parte, da maturidade emocional da pessoa, de sua capacidade de filtrar os elementos da crítica, analisá-los friamente e saber separar para si aquilo que considera útil ou produtivo para modificar sua forma de ser.

Uma pessoa imatura, com baixa tolerância à frustração, terá uma tendência maior a tomar a observação do outro como negativa ou destrutiva, e simplesmente rechaçá-la integralmente, sequer chegando a considerar que possa ter elementos positivos. O sentimento predominante nessas situações é o de rejeição, como se a crítica do outro abrangesse sua pessoa como um todo, e não um aspecto específico de sua pessoa.

Continua após publicidade

Nesses casos, é bem provável que haja necessidade de buscar uma psicoterapia para elaborar melhor suas dificuldades de aceitação das opiniões ou argumentos de outras pessoas. Afinal, todos teremos de lidar com críticas a vida toda.

Fonte: Por Prof. Dr. Mario Louzã, médico psiquiatra e psicanalista. Doutor em Medicina pela Universidade de Würzburg, Alemanha. (CRMSP 34.330)