Os benefícios da argila para cada tipo de pele

por Sonia Corazza

A argila é um ingrediente de origem mineral, coletada diretamente do solo, resultante da presença de feldspato – compostos derivados de alumínio, como os silicatos e os hidróxidos coloidais.

Continua após publicidade

Basicamente a argila é um ativo que *adsorve óleo na sua superfície, portanto é bacana para tratar a pele oleosa, para remover impurezas graxas da pele ou cabelo, além de ter efeito secativo e adstringente. A argila é fundamental nas máscaras de limpeza e secativas ou shampoos e produtos para cabelos oleosos. Resumindo, a presença da argila num produto cosmético pode melhorar a limpeza, esfoliar a pele, clarear manchas superficiais, acalmar inflamações ou até mesmo ativar a circulação superficial e melhorar a vitalidade.

Aplicação terapêutica da argila de acordo com a cor

A qualidade depende muita da região de obtenção da argila; em especial as argilas da Amazônia, contém fito-ativos presentes na sua composição, o que deixa o material extremante rico e com propriedades cosméticas fantásticas. Possuem ainda ferro, alumínio, boro, potássio, cálcio e enxofre, que são colaboradores de reações fundamentais para a pele. Você pode ter argila mais branquinha, quando a região é rica em carbonatos de cálcio e magnésio; ela será mais esverdeada se há a presença de óxido de cromo, será mais rosada se houver a presença de óxidos de ferro, e assim por diante.Cada uma dessas substâncias vai dar uma qualidade especial para a argila. A argila e comprada em farmácias de manipulação e lojas de artigos naturais.

A argila verde é a que possui maior diversidade em elementos, também chamada de montmorilonita. É indicada para peles normais a oleosas, tem ação tonificante, adstringente e estimulante.

Continua após publicidade

Já a preta tem a maior quantidade de matéria orgânica e enxofre, e é a mais ácida. É indicada para peles oleosas, tem ação anti-seborréica e antioxidante.

A argila branca contém o maior percentual em alumínio, caolinita. É indicada para peles mais sensíveis e desidratadas e possui ação clareadora.

A variante dourada apresenta a maior concentração em sílica (Si) – Bentonita. Mais plástica e untuosa que as outras, é indicada para peles maduras e cansadas, e tem ação tonificante.

Continua após publicidade

Fangoterapia: terapia com argila mineral

Originalmente feita com lama coletada de lava vulcânica, a fangoterapia traz os benefícios somados de desintoxicação, equilíbrio, cicatrização e refrescância da pele. O tratamento é realizado aplicando-se cataplasmas (máscara) sobre a pele higienizada, onde se mistura argila e água mineral, formando uma pasta de consistência cremosa, suficiente para deslizar e cobrir a superfície cutânea. Deixa-se agir por 30 minutos e remove-se com água à temperatura ambiente.

No caso de aplicar os cataplasmas no rosto, deve-se evitar a área dos olhos, pois de forma geral qualquer preparação cosmética contendo argila adsorve a gordura superficial da pele. Como a pele nessa região é muito delicada, a ação da argila nesse local não é bem-vinda, pois tende a causar ressecamento e sensação desagradável.

A pele acnéica pede cataplasmas semanais para ajudar a controlar a oleosidade excessiva, tornando-se mais homogênea e equilibrada.

*Adsorção: Fixação de moléculas de uma substância (o adsorvato) na superfície de outra substância (o adsorvente)