Mitos populares sobre beleza

por Sonia Corazza

Corre no boca a boca uma porção de dogmas, dicas, receitinhas e crenças de beleza que não têm nenhum fundamento, além de serem potencialmente prejudiciais à pele. Vamos ver quais são as principais delas.

Continua após publicidade

Misturar anticoncepcional no shampoo faz o cabelo crescer mais rápido

Bobagem! A taxa de crescimento do fio está ligada a fatores geneticamente estabelecidos. Os ciclos de renovação pilar estão divididos em três fases sucessivas, anágena, período de crescimento, que dura cerca de dois a cinco anos, a catágena, época de interrupção do crescimento, que acontece cerca de três semanas e a telógena, que é a fase de queda e dura cerca de três a quatro meses. O dermatologista de posse dos dados obtidos num exame de tricograma e outros, pode regularizar tais períodos mediante prescrição medicamentosa, mas nenhum anticoncepcional vai acelerar o crescimento do seu cabelo.

Comer inhame clareia a pele

Não é exatamente assim, mas o inhame branco, planta da família das aráceas, é rico em pró-vitamina B5, que ajuda na hidratação da pele. Portanto, máscaras de purê inhame ajudam na retenção da umidade natural e na melhora da homogeneidade da pele, proporcionando uma sensação visual de melhor luminosidade.

Continua após publicidade

Ficar sem jantar emagrece

Outro mito. Permanecer longos períodos sem se alimentar pode desacelerar o metabolismo e causar o acúmulo de adipócitos e aumento de volume corporal. Faça suas refeições de maneira balanceada, obedecendo a qualidade de nutrientes e quantidades determinadas na pirâmide alimentar. Procure dividi-las em cinco ou seis refeições, esta é a forma de estar bem alimentado e manter o peso ideal.

Misturar hipoglós e vitamina A: uma boa receita para evitar rugas

Continua após publicidade

É incontestável que a Vitamina A representa um excelente ativo para acelerar a renovação celular, mas a base da pomada Hipoglós é extremamente oleosa, não sendo indicada para uso facial, pois pode provocar cravos e espinhas. Procure sempre por fórmulas cosméticas elaboradas por empresas idôneas, que testam dermatologicamente seus produtos e comprovam os resultados.

Estes são só alguns dos tabus que estão por ai, mas antes de embarcar em algum caminho errado, procure se informar.