Outono: 5 truques para manter a pele hidratada

Da Redação

Com a chegada dos dias mais frios, é hora de redobrar os cuidados com a cútis, pois nesse período é normal que ocorra o ressecamento e a descamação.

Continua após publicidade

“Um dos principais motivos para a pele ressecar nos dias mais frios é a baixa umidade do ar. Outro fator é a falta de transpiração, processo natural do corpo usado para baixar a temperatura interna. Durante o frio, não precisamos desse mecanismo e, consequentemente, ficamos sem uma de nossas hidratações naturais”, explica a fisioterapeuta dermato-funcional Thais Carvalho.

Para que as estações mais frias sejam aproveitadas ao máximo, sem prejuízos, e com a pele cheia de vida, siga estas cinco dicas:   

 1ª) Controle a temperatura do banho

Quando está frio o banho quente parece ser uma das melhores partes do dia, mas é preciso atenção. Banhos muito quentes retiram a oleosidade natural da pele, resultando em pele mais ressecada e com sinais de irritação e dermatite. Portanto, o ideal é banhos mornos. Evite, também, ensaboar-se demais e o uso de buchas, pois também contribuem para alterar a composição do manto hidrolipídico (hidratante natural produzido pelo organismo) que protege a pele.
 
2ª) Beba bastante água

Continua após publicidade

Ingerir pelo menos dois litros de água por dia não vale apenas para o verão. Com a baixa temperatura, apesar de não estarmos perdendo líquido através da transpiração, nosso corpo fica seco pela falta de umidade do ar e precisa de todo o líquido que pudermos oferecer. Por isso, mantenha sempre uma garrafa de água ao lado.
 
3ª) Mantenha a pele hidratada

É importante ressaltar que os cremes para o rosto devem ser específicos para a região, pois a oleosidade em excesso de determinada fórmula pode resultar em acnes. Outro conselho é não puxar as peles do lábio, trate com produtos específicos para a região, como manteiga de cacau e bálsamos. Para peles normais e levemente ressecadas, a hidratação deve ser realizada pelo menos uma vez ao dia, sempre após o banho. Já a pele com maior tendência ao ressecamento precisa que os cremes sejam aplicados de 2 a 3 vezes ao dia, mas sem exagero.
 
4ª) Não esqueça o filtro solar

Nos dias frios, apesar de uma menor incidência dos raios UVB, responsáveis pela queimadura solar, a radiação UVA continua forte, sendo mais agressiva no que diz respeito à penetração sobre a derme. Por consequência, é uma das causadoras do aspecto envelhecido e dos tumores na pele.
 
5ª) Aposte em tratamentos estéticos

Continua após publicidade

Para quem está sofrendo com a cútis sem viço, os tratamentos estéticos são uma ótima opção. Entre eles, atenuar o aspecto desvitalizado, devolvendo ao manto hidrolipídico (secreção natural que promove a adequada hidratação cutânea) nutrientes que favorecerão a uniformidade. Outro procedimento indicado é a limpeza de pele, onde é feita uma limpeza manual com vapor e ionização (opcional), evitando ressecamento ou a oleosidade excessiva.

Atenção!
Este texto não substitui uma consulta ou acompanhamento de uma médica dermatologista, cosmetóloga ou esteticista e não se caracteriza como sendo um atendimento.