5 dádivas que o consumo de água traz para sua saúde

Da Redação  

O dia foi instituído pela ONU em 22 de março de 1992 e visa à conscientização da população a respeito dessa valiosa substância.

Continua após publicidade

Apesar de o nosso planeta ser repleto de água, apenas 3% da água é doce e menos de 1% é potável, disponível para o consumo.

Muitos têm a percepção de que a fonte de água de nosso planeta é infinita. Infelizmente, ainda presenciamos pessoas varrendo calçadas com milhares de litros de água.

Além dessa preocupação com a crise hídrica, onde cada um pode fazer sua parte evitando o desperdício, o Dia Mundial da Água pode nos despertar sobre a importância desse precioso líquido para nossa saúde, bem-estar e sobrevivência.  
      
Você sabia que a água representa cerca de 60% do peso total do corpo de um indivíduo adulto? É por isso que ela está relacionada praticamente a todo funcionamento do nosso corpo. Por isso, se manter hidratado é fundamental para a manutenção da saúde.

“Além de atuar no processo fisiológico, como na digestão, a água auxilia o transporte de substâncias, ajuda a eliminar toxinas através da urina e da transpiração e também é importante na regulação da temperatura do nosso corpo”, esclarece a nutricionista Juliana Mauri.

Continua após publicidade

A água é com certeza um dos maiores aliados da beleza do nosso corpo, diz a professora titular em Nutrição Humana Jocelem Salgado (ESALQ). Ela explica que não existe melhor hidratante para nossa pele do que ela. Existem muitas pessoas que simplesmente se esquecem de bebê-la durante o dia. O resultado é visível: pele seca, cabelos fracos, problemas intestinais (constipação) e outros mais graves como cálculos renais, hipertensão etc. Um corpo bem hidratado, em geral apresenta uma pele macia e elástica, e não podemos nos esquecer que a necessidade do líquido aumenta com a idade.

Jocelem orienta beber pelo menos 8 copos de água por dia. Isso equivale a cerca de 2 ou 2,5 litros.
      
Agora, confira 5 benefícios de seu consumo listados pela nutricionista Juliana Mauri

1 – Proporciona saciedade

Continua após publicidade

A água nos causa saciedade, pois distende o estômago e diminui a fome. Por isso, o seu consumo antes das refeições pode ajudar no processo de emagrecimento.

2 – Reduz cansaço e fadiga muscular

Um dos motivos do cansaço pode ser o baixo consumo de água. Ela contribui para uma recuperação mais rápida e tem ação diurética, eliminando as toxinas que causam a fadiga. Logo, manter o organismo hidratado ajuda a aliviar a fadiga após o exercício.

3 – Ajuda no raciocínio e melhora o humor

Quando o corpo está ativo e em estado de funcionamento adequado, envia um sinal positivo até o cérebro – o que melhora o humor. A água beneficia os neurônios e proporciona a sensação de bem-estar, além de influenciar a capacidade de raciocínio e memorização. Não tomar a quantidade de água suficiente pode fazer com que o cérebro não processe sentimentos e informações da maneira correta, o que acaba interferindo no humor, na concentração e no raciocínio.
 
4 – Retarda o envelhecimento da pele

A água hidrata e aumenta a elasticidade da pele evitando o envelhecimento precoce, a acne e as rugas. O colágeno responsável pela sustentação da pele, depende da água para a sua renovação e bom funcionamento. Os cosméticos agem na camada mais externa da pele, enquanto o líquido age nas camadas mais internas.

5 – Previne o mau hálito

Se você está com mau hálito, isso pode ser um sinal de que o seu corpo necessita de mais água. As pessoas que bebem pouca água ou respiram pela boca têm menos salivação. Por sua vez, a saliva ajuda a eliminar bactérias, manter a língua hidratada e evitar o mau hálito.

Atenção!
Este texto não substitui uma consulta ou acompanhamento de um médico ou nutricionista e não se caracteriza como sendo um atendimento.