Ele (a) é mesmo o meu ‘mozão’?

Por Eduardo Yabusaki

Cada vez mais temos observado o uso de expressões incomuns para manifestar sentimentos e afeto; nem sempre o que se expressa é o mesmo sentimento que se recebe.

Continua após publicidade

Gírias ou formas reduzidas para se referir aos próprios sentimentos, ou ao do outro, podem não ser, em certo casos, a atitude mais acertada.

Vamos entender um pouco melhor sobre o tal ‘mozão’, que é cantada em versos do cantor Lucas Lucco, em que ele refere à profundidade do relacionamento e ao mesmo tempo ao desejo de estar mais presente e junto do seu par.

Nessa forma reduzida de referir ao amorzão, ou seja, uma pessoa por quem se tem sentimentos significativos e profundos, reduzidos à ‘mozão’; pode-se incorrer no erro da utilização indevida da expressão, como tem sido utilizada por quem acabou de se conhecer e que por querer dar um significado diferente à pessoa por quem tem identificações e interesses; acaba chamando assim para agradar e não por realmente estar totalmente entregue e envolvido com os sentimentos.

Isso pode não ser saudável na medida em que cria falsas expectativas ou faz com que uma das partes confunda os sentimentos envolvidos e saia frustrada ou machucada da relação.

Continua após publicidade

Chamar o par de 'mozão': cuidados para você não se confundir ou confundir o par:

1. Observe e reflita sobre o que está realmente sentindo pela pessoa com quem está se envolvendo; que significado tem seus sentimentos para você? Deixe os sentimentos fluírem para que sejam os mais autênticos, espontâneos e naturais.

2. Não queira nomear ou rotular de cara o que está sentindo ou vivendo no relacionamento, quando fazemos isso, acabamos por delimitar o que iremos viver.

Continua após publicidade

3. Utilize expressões que tenham identificação com você, nessas horas, quando fala dos seus sentimentos, emoções e afeto, procure ser o mais transparente e assertivo possível, não recorra a gírias ou modismos.

4. Lembre-se que seus sentimentos são importantes, assim como os da outra pessoa também. Portanto, para que esses possam fluir, é preciso que sejam manifestados; se forem contidos podem não ser compreendidos ou percebidos.

Em se tratando de ‘amor’ não existe uma forma certa de manifestá-lo, mas sim existe a manifestação de cada um. Afinal, o amor é um sentimento muito pessoal e sua construção é totalmente abstrata. Não tema amar, pois só assim poderemos ser amados.

Tenha o seu ‘mozão’, ame, seja amado, viva intensamente seus sentimentos e seja feliz!