Beleza e saúde: saiba como o cigarro afeta a pele e o cabelo

Da Redação

As mulheres gostam de estar sempre bonitas, cuidam dos cabelos e da pele, mas se esquecem de um detalhe muito importante: para ter uma pele saudável é necessário parar de fumar! Estudos desenvolvidos nos últimos anos mostram que o cigarro promove o envelhecimento precoce da pele devido a diversos fatores:

Continua após publicidade

· A fumaça do cigarro libera radicais livres que agridem principalmente a pele da face, pescoço e mãos, promovendo morte celular e aparecimento precoce de rugas.

· A ponta do cigarro atinge altas temperaturas, podendo chegar a 800 graus, contribuindo para o envelhecimento da pele e cabelos.

· O alcatrão presente no cigarro é responsável pela coloração amarelada que se deposita nos dentes, unhas e pele do rosto.

· As substâncias tóxicas presentes na fumaça do cigarro aumentam a predisposição ao câncer de pele e boca.

Continua após publicidade

· Os cabelos também sofrem agressão, tornando-se opacos, além de caírem mais.

· Novas evidências também apontam o cigarro como fator agravador da acne.

Bem, mas também existem boas noticias sobre o assunto cigarro e beleza. Após 3 a 4 semanas sem fumar, a pele e os cabelos melhoram consideravelmente, ficando com aspecto mais bonitos. E a tendência é melhorar muito mais até um ano após abandonar o cigarro.

Continua após publicidade

E então? Ainda precisa de um empurrãozinho para deixar o cigarro? Pense no quanto você irá ganhar de imediato e também em longo prazo parando de fumar, com uma pele bonita, cabelos saudáveis, unhas sem manchas e dentes brancos. Isso sem contar que sentir-se bonita e admirada não tem preço.

Fonte: Camille Rodrigues da Silva – pneumologista