Cosméticos: conheça os ingredientes causadores de irritação na pele

por Sonia Corazza

A cada dia uma avalanche de novos produtos cosméticos chega no mercado. A riqueza de formulações deixa qualquer um desatualizado, caso não acompanhe tanta novidade. E como é bom experimentar coisa nova!

Continua após publicidade

Mas e quando aparecem os problemas?

Um cosmético é um amontoado de substâncias químicas, não há como contestar. Quando nosso corpo encontra ingredientes que não são de sua estrutura, inicia um processo importante de identificação.

O sistema imune dá sua contribuição promovendo uma pequena “guerra” contra o agente irritante ou contra a substância agressiva que se exprime em uma reação inflamatória de diversos graus. São comuns a vermelhidão, o calor, o inchaço e a coceira e menos comuns manifestações como *eritemas, **pápulas e placas. Situações mais sérias e graves como crises respiratórias, ***edema de glote, alteração circulatória e choque, são raras porém não impossíveis de ocorrer.

Segundo a dra. Sandra Goraieb, médica intensivista com vivência internacional voltada para a segurança , “Algumas substâncias comumente utilizadas na indústria cosmética se demonstraram substâncias de risco por apresentarem atividade endócrina, neurotóxica e ****potencial neoplásico em laboratório”. A médica disse que por muito tempo considerou que as baixas doses de cosméticos não apresentavam dano, mas muitas delas se configuraram substâncias de depósito causando o chamado “body burden”.

Continua após publicidade

A vulnerabilidade individual é variável com a idade, fatores genéticos, estado nutricional, concorrência de outras patologias (doenças) específicas ou sistêmicas (afetam todo o organismno) e estilo de vida. Na literatura médica, novas evidências sugerem que tais produtos a longo prazo podem efetivamente ser coadjuvantes no aumento de certas patologias.

A exposição a agentes cosméticos é, ao contrário da maioria das drogas farmacêuticas, uma exposição crônica no longo de toda a vida.

Ingredientes cosméticos mais comuns causadores de irritação

Continua após publicidade

Dentre os ingredientes cosméticos mais comuns para causar irritação pode-se ressaltar os agentes de limpeza do tipo alquil, os etoxilados, os corantes, os parabenos e os conservantes que liberam formaldeido, os ftalatos, os musks, os bloqueadores solares químicos e físicos entre uma grande quantidade de substâncias de largo uso. Se você usou algum produto cosmético que causou uma reação de desconforto, leia a bula do produto e verifique se há a presença de alguns desses ingredientes. Cesse o uso e veja se os sintomas desaparecem.

Um produto cosmético formulado dentro de todas as normas adequadas, de acordo com padrões regulatórios e com qualidade, eficácia e tolerabilidade suportáveis, passa por testes rígidos de estabilidade e controle de qualidade e é preciso sempre rever métodos, atualizar processos, renovar ativos.

São também realizados testes dermatológicos para avaliar se o produto está dentro dos critérios de eficácia e irritabilidade adequados.

Conheça mais sobre você e seus cosméticos para tirar deles o maior proveito, dentro de toda a segurança de uso.

* Eritema: Rubor inflamatório da pele

** Pápulas: São erupções na pele decorrentes da sensibilização causada por agentes alergênicos

*** Edema da glote: Inchaço da glote também decorrente da sensibilização causada por esses agentes

**** Potencial de fomar celulas anormais em laboratório