Carreira X qualidade de vida: como definir prioridades

Por Ana Cristina Lessa Simões

A primeira pergunta a ser respondida é: o que eu quero alcançar na minha vida profissional? E na minha vida pessoal? A segunda é: quais são as atividades que eu desempenho diariamente na minha rotina profissional? E na minha vida pessoal?

Continua após publicidade

Responder às questões propostas não é simples e nem mesmo rápido, e exige que o indivíduo esteja disposto a ir fundo nessa atividade.

Liste as coisas que faz, os papéis que desempenha e analise sua agenda de compromissos para identificar onde seu tempo está, de fato, sendo empregado.

Sem essa base de informações precisas, fica muito difícil estabelecer as prioridades, porque, para isso, é preciso separar suas atividades em três grupos:

(1) Atividades que podem ser desempenhadas por outras pessoas e que devem ser atribuídas a outras pessoas;
(2) Atividades que sejam puros “ladrões de tempo” e que devem ser eliminadas;
(3) Atividades que só podem ser realizadas pelo próprio indivíduo.

Continua após publicidade

A partir dessa seleção, basta organizar as atividades do grupo 3 em ordem de importância. Pode-se até atribuir uma nota de acordo com a importância da atividade, para ficar bem clara a ordem de prioridade. Por fim, é necessário confrontar os dois outros grupos, alinhando o que pode ser descartado da sua rotina, e o que pode ser delegado a outras pessoas.

É preciso reforçar que esse exercício exige coragem e disciplina, como qualquer processo de mudança que desejemos implementar em nossas vidas pessoais e profissionais.

Como evitar que a tecnologia nos isole do mundo real?

Continua após publicidade

A dimensão que a tecnologia ocupa no mundo atual torna essa separação cada vez mais difícil. Os smartphones e os aplicativos facilitaram tarefas, encurtaram distâncias, mas, por outro lado, nos tornaram disponíveis o tempo todo, e em qualquer lugar. É necessário delimitar espaço e tempo em que estejamos off-line, para que possamos nos dedicar à presença e atenção requeridas, seja da família ou de amigos.

Saiba como encontrar seu caminho para relaxar e ter mais qualidade de vida – clique aqui

Fonte: Ana Cristina Lessa Simões é Coach Executivo e Empresarial e Vice-Presidente da ABRACEM – Associação Brasileira de Coaching Executivo e Empresarial.