Cuide de sua beleza durante o sono

por Sonia Corazza

Você sabia que a cronobiologia é a ciência que estuda os ritmos biológicos do organismo humano?

Continua após publicidade

Pesquisas recentes mostram que o nosso corpo se adaptou à alternância entre a luz e a escuridão, trabalhando diferentemente durante o dia e a noite. Reações bioquímicas e fisiológicas acontecem em determinadas horas, como se tivéssemos um relógio interno coordenando todas as atividades do nosso corpo.

É graças ao funcionamento desse mecanismo que sentimos sono, fome, acordamos sempre no mesmo horário e conseguimos ter noção sobre se é dia ou noite mesmo sem saber que horas são.

Esse relógio natural fica localizado no hipotálamo e ao anoitecer, estimula a glândula pineal, que libera melatonina, o hormônio do sono.

Neste momento nosso corpo relaxa profundamente. A liberação de melatonina varia de acordo com a duração da noite, o que está relacionado às estações do ano: no inverno os períodos de escuridão são maiores, no verão, mais curtos.

Continua após publicidade

Na madrugada, ao atingir seu pico máximo de concentração na circulação sanguínea, a melatonina prepara as células para receber horas depois grandes doses de insulina, a encarregada do abastecimento de açúcar. Ela também programa os turnos de trabalho do pâncreas – glândula que fabrica a insulina – para coincidir com o período do dia em que estamos acordados, momento em que estamos mais ativos e necessitamos de energia em alta.

A melatonina tem poder antioxidante maior do que as vitaminas C e E, age contra a formação dos radicais livres, moléculas que danificam o DNA. A descarga de melatonina durante a noite age para reparar os estragos causados ao material genético.

Tratamento de beleza noturno

Continua após publicidade

É possível usar nosso relógio biológico a favor da saúde e beleza pessoal. Como o processo de regeneração celular mais intenso se dá no nosso organismo durante as primeiras horas da manhã, preponderantemente entre as duas e três horas da madrugada, a indústria cosmética desenvolveu formulações capazes de liberar progressivamente para a pele, ou o cabelo, substâncias ativas que vão ajudar na reposição do material que foi perdido ou danificado de sua superfície.

Falando dos cuidados capilares, as novas formulações, compostas preponderantemente de pró-vitaminas e aminoácidos, penetram profundamente no cortex do cabelo, ajudando a fortalecer e nutrir sua estrutura original. Está cientificamente comprovado que o uso dos cremes capilares durante a noite, antes de deitar, proporciona uma maior restauração e proteção à fibra, entregando benefício e resultado final superior ao que se conseguiria se o uso fosse realizado durante o dia.

Bom sono, bons cuidados!