Atitudes de bem-estar que ajudam a economizar – Parte II

por Eliana Bussinger

Mostrar que é possível poupar de formas insólitas foi o tema do artigo anterior – clique aqui. Sabemos que cortar despesas e reduzir os custos das nossas dívidas (juros) nos permite acumular quantias que poderão ser utilizadas no futuro. Além disso, podemos:

Continua após publicidade

1) Ser cuidadosos com os nossos bens, ou seja, cuidar daquilo que já possuímos para que não seja necessário repor antes do tempo. Ensine isso a seus filhos: cuidar dos livros da escola, dos brinquedos, da pintura do quarto, dos celulares. Não lave roupas novas na máquina de lavar roupas para que elas não percam a aparência de novas muito rapidamente. Pessoas que cuidam daquilo que possuem economizam muito mais do que aqueles que precisam com freqüência repor coisas que já possuíam.

2) E já que estamos falando de cuidados, há um outro cuidado que pode lhe trazer uma boa poupança: cuidar da sua saúde e da sua família. Hospitais, médicos e remédios custam caro. E a energia consumida para cuidar de um doente não tem preço. Agasalhe-se bem agora que o inverno está chegando, alimente-se de maneira adequada, exercite-se. Coloque a família inteira nessa rotina de cuidados com o corpo. Você poupará tempo, energia e dinheiro, pode apostar.

3) Pratique o silêncio da mente. Dizem os especialistas que a nossa mente é muito barulhenta e que isso nos faz agir, muitas vezes, de maneira impulsiva. Ora, a impulsividade é uma das principais razões de endividamento das pessoas. Faça algum tipo de meditação ou práticas de antiestresse que permita que você acalme a sua mente e o seu espírito.

4) Faça algo que tome tempo e que lhe dê algum tipo de retorno. Explico: palavras cruzadas e sudoku, por exemplo, são fantásticos para melhorar a energia cerebral e aumentar a eletricidade das sinapses. Ao fazer esse tipo de coisa, você gasta energia e tempo de maneira produtiva, se acalma e não sente tanta necessidade de sair de casa. Energia acumulada e ansiedade são fortes razões para nos levar para fora de casa e, você sabe, gastar, ceder aos impulsos. Outras coisas boas: pintar, fazer tricô ou crochê e ler, claro!

Continua após publicidade

5) Traz bons resultados uma boa conversa com a família sobre dinheiro. Marque um encontro com todos os membros da família. Pauta da reunião: dinheiro. Conversem sobre duas coisas: de onde o dinheiro vem e para onde o dinheiro vai, como aumentar o dinheiro que vem e como reduzir o dinheiro que vai (e não volta, óbvio). Com certeza todos colaborarão com idéias que você sequer imaginou.