DESTAQUES

É possível tratar do bem-estar emocional através da acupuntura?

Jou Eel Jia 01/01/2016 SAÚDE E BEM-ESTAR
Desequilíbrio de energia no organismo pode desencadear distúrbios emocionais

por Jou Eel Jia

O bem-estar emocional é resultante do equilíbrio das energias de nosso corpo, assim como o equilíbrio fisiológico e postural.

Essa má postura leva a dores musculares como contraturas cervicais ou lombalgia. Nos casos mais graves, com sobrecarga mecânica (de movimento), pode causar tendinites, bursites, hérnias de disco etc.

O estresse pode ter como efeitos tensão e má postura. Isso acarreta em médio prazo doenças osteomusculares como LER -- lesão repetitiva de esforço.

Podemos citar também a gastrite por excesso de acidez do estômago, que nada mais é do que uma alteração fisiológica proveniente de uma dieta desregrada; a hipertensão arterial gerada pelo excesso de sal e excesso de peso ou diabetes por dieta inadequada. Todas essas patologias têm em comum as alterações emocionais, que podem ser devido à exposição ao estresse por longo período, que leva o paciente à exaustão e a essa somatização.

Enfim, todas as doenças citadas geram um desequilíbrio energético. Ou seja, uma alteração da consciência, desencadeando distúrbios emocionais, que trazem sentimentos de tristeza, frustração, angústia e depressão. Todos esses sentimentos irão influenciar a fisiologia do organismo e também na sua postura no dia a dia.

Atenção!
Este texto e esta coluna não substituem uma consulta ou acompanhamento de um médico e não se caracterizam como sendo um atendimento. Evite a automedicação.




Jou Eel Jia

É formado em Medicina pela UNIFESP e é Presidente da Associação de Medicina Tradicional do Brasil (AMC). Professor Titular de Pós-graduação em MTC e Acupuntura do HSPM e Faculdade de Medicina de Jundiaí. Autor dos livros Ch’an Tao, essência da Meditação (editora Sumus) e Ch’an Tao Conceitos Básicos: Medicina Tradicional Chinesa, Lien Ch’i e Meditação (editora Ícone).



ENQUETE

De qual problema você gostaria de se livrar em 2018?








VOTAR!
Vya Estelar - Qualidade de vida na web - Todos os direitos reservados ®1999 - 2017
O portal Vya Estelar não se responsabiliza pelas informações e opinião de seus colunistas emitidas em artigos assinados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação.