Agressões físicas entre marido e mulher na frente das crianças. Qual pode ser o prejuízo?

por Blenda de Oliveira

"Meu filho e minha nora sempre discutem e às vezes até se batem na frente das crianças. Como posso ajudá-los? Um é mais teimoso que o outro e não respeitam os filhos. Estou sofrendo com isso."

Continua após publicidade

Resposta: Tem toda razão de buscar ajuda e compartilhar o que tem vivido.

É uma situação que não só acarreta problemas no futuro das crianças, como já deve estar comprometendo o presente. Nào precisamos esperar o futuro para ver, o presente já deve estar sinalizando quanto seus netos sentem-se tristes e inseguros na situaçào familiar.

O que você poderia tentar nesse momento, é conversar com seu filho ou sua nora, ou os dois, sobre a insustentabilidade da situação e as dificuldades que acarreta e que acarretarão a continuidade da violência dentro do núcleo familiar. Claro que você teria que tentar conversar com quem tem um pouco mais de disponibilidade para ouvir. Contudo, sugiro que apresente uma alternativa para eles. Se você pode (eu não sei qual a situação financeira do casal) antes de conversar, busque o nome de um psicoterapeuta de casal e ofereça ajudá-los com a indicação.

Neste caso é muito complicado você ajudá-los por sua conta e risco. Eles não aceitarão e, de um jeito ou de outro, você tomará algum tipo de posição que pode acarretar ainda mais discordâncias. O casal precisa de ajuda profissional e com urgência, pois há uma escalada de agressões que se não for cuidada, tende a aumentar.

Continua após publicidade

Se tem uma boa e amorosa proximidade com seus netos, tente estar mais com eles em situações de tranquilidade e brincadeira. Se puder, com calma, explique para eles que o papai e a mamãe estão se desentendendo muito porque há muitas coisas deles que precisam ser resolvidas, mas que elas (as crianças), não são a causa daquilo tudo. Garanta para eles que são amados pelos pais e por você, mas que infelizmente os adultos nem sempre conseguem resolver seus problemas da melhor forma. Longe dos pais, promova bons momentos com seus netos e ajude-os a se sentirem mais amados. Crianças que vivem em ambientes de violência familiar tendem a se sentir culpadas, negligenciadas e com permanente receio de serem abandonadas.

Como sogra, talvez não possa fazer muito a não ser sugerir que o casal busque ajuda. Como avó, pode ajudar com mais liberdade sem que tenha que entrar diretamente nos conflitos do seu filho e da sua nora. A minha sugestão com os netos depende do contato e da proximidade que tem com eles.

Desejo que possa fazer o melhor que estiver ao seu alcance, mas lembre-se que seu filho e sua nora são adultos, embora estejam descontrolados, e você tem uma chance pequena de mudar a situação. Insisto, por isso, que eles busquem imediatamente uma ajuda. Receba meu abraço. Boa Sorte!

Continua após publicidade