Beber água ajuda a emagrecer

Da Redação

A água tem importância fundamental à medida que atua significativamente na regulação do organismo. E quando está associada a uma alimentação equilibrada e a prática de exercícios, a diminuição do peso está garantida.

Continua após publicidade

A água é um nutriente muito importante para saúde, pois o constitui 60% do organismo humano e tem várias funções como, por exemplo:

Funções da água no organismo

– aumentar o volume de sangue favorecendo a distribuição dos outros nutrientes (vitaminas, minerais, etc.) pelos órgãos;

– regular a temperatura corporal;

Continua após publicidade

– eliminar toxinas e o excesso de sódio através da urina e da transpiração;

– estimular o trânsito intestinal num trabalho, junto com as fibras, de hidratação das fezes;

– aumentar o suco gástrico e a saliva que auxiliam na digestão.

Continua após publicidade

Por que beber água ajuda a diminuir ganho de peso?

Para o emagrecimento, a água é fundamental suprindo naturalmente o apetite, hidratando o corpo e ajudando no metabolismo de gordura armazenada. Sem a ingestão de água adequada, o sistema natural de limpeza e desintoxicação do organismo é prejudicado, influenciando o aparecimento de várias doenças.

Sede, sudorese e urina concentrada são sinais de que o organismo precisa se hidratar

O organismo não tem a capacidade de armazenar água. Quando temos sede, somos avisados de que o corpo deve ser hidratado. Por isso, é importante ingerir água antes de sentir a sede. Segundo o médico especializado em Medicina Tradicional Chinesa Dr. Jou Eel Jia, urina concentrada, o oposto daquela urina clara, e sudorese são sinais de que o organismo precisa se hidratar independende de se ter sede.

Durante envelhecimento, o corpo fica mais ressecado. O corpo de um bebê recém-nascido consiste em 75 a 80% de água. Aos 60 ou 70 anos, o corpo é constituído por apenas 50%, ocasionando enrugamento da pele, diminuição da saliva, endurecimento das juntas, etc.

A recomendação de consumo, segundo os especialistas é de 2 litros de água por dia. Porém, em situações de febre e resfriado, calor, prática de atividades físicas, gravidez, amamentação, por exemplo, esta quantidade deve ser aumentada.

Fonte: Andréia Carrara é nutricionista