Por que os pais não devem brigar na frente do filhinho?

por Blenda de Oliveira

"Como lidar com meu marido que não confia em mim e briga comigo na frente de nosso filhinho. Isso pode gerar algum tipo de trauma para ele? Não sei o que fazer…"

Continua após publicidade

Resposta: O maior prejuízo é a tristeza que a criança vive provocada pelos pais, ou seja, poderia ser evitada.

A repetição dessa situação acarreta inseguranças e baixa a autoestima, às vezes, dificuldades para desenvolver confiança em si própria e nos outros. Dependendo da idade, imagino que seja uma criança pequena, é comum iniciar o aparecimento de dificuldades no desempenho escolars e/ou com amiguinhos. A relação da criança com a agressividade poderá levá-la, quando adulta, a estabelecer um padrão distorcido quando for preciso colocar seus limites. De modo geral crianças aprendem pelo exemplo, pelo que observa seus pais fazendo e sendo. Pais que se utilizam da agressividade da briga como padrão, ensina aos filhos a mesma forma de lidar com as dificuldades e com as frustrações.

Antes de qualquer coisa, e independente das razões existentes ou não para as desconfianças, é preciso que parem de discutir na frente da criança. Sem dúvida, esse será o maior prejuízo dessa situação. O menos importante é imaginar o que isso se tornará no futuro, mas o que tem ocorrido no presente e para isso os pais devem tomar as providências necessárias. Serão vocês os grandes responsáveis pelo futuro da sua criança. Esse é um ponto fundamental. Devem fazer um enorme esforço para adiar as discussões no momento que estão com o filho.

Acho que é preciso trazer para a conversa de vocês uma maior relevância aos reais sentimentos de um pelo outro. É uma tentativa de diminuir o calor das discussões e transformar as brigas em conversas em que cada um deixe claro como se sente e de que forma querem continuar. Se o seu marido não tem qualquer razão para desconfiar e as desconfianças são imaginadas e alimentadas por ele, sugiro que procurem um aconselhamento familiar e, junto com alguém que possa mediar a situação, vocês possam aprender a conversar. Todos os conflitos que se cronificam relacionados a desconfianças, tendem a desgastar sensivelmente a relação e, com o tempo, sendo muito difícil retomar.

Continua após publicidade

Tentem combinar conversar sobre as desconfianças sempre que possível, mas entre vocês não com a criança ao lado. Se a temperatura subir, você pode pedir para deixarem para outro momento, já que na briga é quase impossível um ouvir o outro e coisas muito difíceis são ditas que depois tornam-se difíceis de serem retomadas.

Espero que consigam refletir sobre o que querem para vocês e se merecem ter uma vida conjugal tão tumultuada, causando prejuízos para para o filho e para cada um de vocês. Receba meu abraço.