Discussões com a parceira podem diminuir a libido do homem?

por Margareth dos Reis

"Estou há um bom tempo com a libido baixa. Ora tenho vontade, ora fico tranquilo. Tive uma fase de muitas discussões com minha parceira e acho que isso é um grande motivo. Fico na dúvida se é por conta dessa coisa pesada de discussões ou se eu estou com algum problema que gera a baixa da libido. Estou pensando em transar com outra mulher para fazer um tira-teima. O que você recomenda?"

Continua após publicidade

Resposta: Vamos começar pelo aspecto relacional: circunstâncias conjugais desfavoráveis podem interferir negativamente no interesse sexual sim!

Todavia, uma avaliação médica é indispensável para tirar qualquer dúvida sobre o que está acontecendo com a sua libido. A partir dessa avaliação, você poderá receber orientação de tratamento adequada ao seu caso. Pode ser necessário ter acompanhamento médico/psicológico, em trabalho individual ou de casal. Agora, o que é absolutamente dispensável, é você fazer um teste sexual com outra mulher achando que pode resolver o seu problema no "tira-teima". Com isso, talvez você só consiga confirmar uma coisa, se o problema é ou não com a sua esposa, mas o problema com ela vai continuar sem resolver, não é?

Além disso, testar o desempenho sexual pode ser um tiro no próprio pé, pois você vai ficar no papel de observador do seu desempenho em vez de se envolver eroticamente na situação em que se encontra. Aliás, pense se você não tem a tendência em querer resolver um problema criando outro!

Assim sendo, que tal procurar recorrer à especialistas (terapeuta sexual/urologista), para receber informações abalizadas no que há de mais respeitado na comunidade científica e participar desse processo de recuperação da sua libido reconhecendo todos os fatores que atrapalham a sua vida sexual, para então, saber superá-los da forma que melhor lhe for confortável e conveniente.

Continua após publicidade