Bruxismo é causado predominantemente pelo estresse, diz especialista

Da Redação

Esse hábito é mais frequente à noite ao dormirmos, mas às vezes pode estar presente durante o dia.

Continua após publicidade

Segundo a odontogeriatra Amanda Davanço, o bruxismo ocorre em pacientes com quadro de ansiedade, depressão, em alguma fase da doença de Parkinson e algumas fases da doença de Alzheimer.

O bruxismo acomete crianças, adolescentes, adultos e idosos. Na grande maioria das vezes o paciente não sabe que tem o hábito; ele toma conhecimento ou através da queixa do barulho noturno que o parceiro(a) nota ou através do exame clínico em consultório odontológico.

O bruxismo é causado predominantemente pelo estresse. O estresse associado a respostas emocionais ativa o sistema nervoso e o sistema nervoso aciona uma atividade muscular intensa na face na tentativa de preservar alguns órgãos como por ex.: o estômago. Dessa forma descarregamos toda a tensão do estresse na atividade mastigatória ocasionando o bruxismo.

Outro fator associado ao bruxismo são os problemas oclusais, quer dizer, no encaixe dos dentes (entre a maxila e mandíbula), que quando em desarmonia pode desencadear o hábito de apertar ou ranger os dentes.

Continua após publicidade

Na infância o bruxismo é muito comum, podemos associar como causa a fase intermediária da troca dental em crianças, que ainda apresentam dentes de leite e dentes permanentes, onde o crescimento ósseo e muscular ainda está sendo estabelecido.

Alguns biótipos como aqueles indivíduos que têm o rosto mais quadrado que chamamos de braquecefálicos, apresentam o músculo na mandíbula (masseter) bem desenvolvido, nessas pessoas o bruxismo é facilmente encontrado.

Sintomas do bruxismo:

Continua após publicidade

– sensação de cansaço muscular na face
– dor na face
– dor na cervical (região posterior do pescoço)
– dor de cabeça
– dor na articulação da mandíbula e maxila, próximo ao ouvido
– problemas gengivais
– perda óssea ao redor do dente
– mobilidade dental
– fratura dental
– desgaste dos dentes
– erosão entre a raiz e a coroa dental, formando uma concavidade nessa região

Tratamento para o bruxismo

Não importa a causa do bruxismo, o restabelecimento da harmonia oclusal reduz muito a dor e o habito de ranger os dentes.

Usar placa de mordida ou placa miorelaxantes, é uma maneira de proporcionar um espaçamento forcado entre a maxila e mandíbula, dessa forma há um relaxamento muscular seguido então de um alivio da dor e diminuição do hábito.

Em alguns casos mais graves sugerimos a aplicação de toxina botulínica na face para diminuir a atividade muscular, isso é muito usado em pacientes com Alzheimer, por exemplo.