Cabelo e fases da lua: essa relação realmente existe?

por Sonia Corazza

Cientificamente não há nenhuma comprovação que relacione a queda ou crescimento dos cabelos com as fases da lua, mas vamos falar das mudanças de estação e outros fatores que de fato influenciam no ciclo do cabelo.

Continua após publicidade

Nesta mudança de estação (verão/outono) é muito comum a gente perceber uma queda mais acentuada dos fios de cabelo. Muitas vezes a causa pode ser natural, dentro do ciclo normal de renovação capilar, mas também pode vir de fatores totalmente fora da condição de normalidade fisiológica.

Preste atenção no fio que cai e reconheça o momento da “morte” do seu cabelo.

"Morte" do fio

Para se reconhecer o momento de "morte" do fio de cabelo é só prestar atenção na ponta da fibra que se solta:

Continua após publicidade

Uma intumescência esbranquiçada corresponde à raiz do cabelo morto, já há algumas semanas. Mas se você tracionar violentamente a cabeleira, poderá extrair o bulbo ainda vivo que é volumoso, escuro e envolto em bainhas escuras. Estes fios foram arrancados ainda vivos.

As fases do desenvolvimento do cabelo

O cabelo cresce a partir de sua raiz, em três etapas distintas de desenvolvimento:

Continua após publicidade

Fase anágena: corresponde ao crescimento ativo do cabelo e dura de três a seis anos.

Fase catágena: é o período de regressão, que dura três semanas, onde há a interrupção da atividade folicular.

Fase telógena: dura aproximadamente três meses, onde o cabelo morto é empurrado por um novo fio anágeno.

A nossa cabeleira possui 80 a 90% de fios na fase Anágena. Entre 50 e100 fios de cabelos caem diariamente e teremos cerca de 25 ciclos pilares durante a vida.

Quanto cai

Primeiro você precisa saber se o número de fios que caem diariamente estão dentro da normalidade. Para isso lave a cabeça num lavatório, colocando uma toalha para vedar a saída da água. Conte os fios que ficaram retidos na toalha. Um número maior do que 100 revela que os fios estão caindo em demasia.

Tipos de alopécia

Em zonas isoladas é chamada ”pelada” ou Alopécia Areata.. Se provém de desnutrição geral (na cabeça como um todo), é chamada de alopécia caquética.

Há mais de 2000 anos já assinalava Aristóteles que “…ordinariamente são os homens em maior frequência, e não as mulheres, que sofrem de calvície”. O papiro de Éders, primeiro escrito médico conhecido, já indicava um remédio egípcio contra a calvície, composto entre outros ingredientes de gordura de leão, hipopótamo, crocodilo, ganso, serpente e íris. A fórmula exótica era tão acreditada que até a rainha Nefertiti a usava.

Causas da queda

São tantos os possíveis vilões…

Se a queda não for hereditária os principais causadores podem ser:

– Seborréia e caspa aparecem muitas vezes associadas ao início da calvície.

– São atribuídos outros fatores, como problemas emocionais, stress, doenças diversas, disfunções hormonais, alimentação desequilibrada, hábitos de vida inadequados, fatores ambientais e até climáticos.

A secreção excessiva das glândulas sebáceas do couro cabeludo pode engordurar o cabelo todo. Isto é típico no processo da seborréia ou do eczema seborréico.

Soluções

Dependendo do motivo da queda, haverá sempre uma solução específica para resolver cada problema. Se a causa é a hipersecreção sebácea e a caspa, o remédio é simples: shampoos contendo agentes antifúngicos, como Piroctone Olamina . Para a alopecia androgênica (típica queda de cabelo masculina motivada por causas hormonais), uma substância denominada *Finasterida tem obtido resultados de até 90% de melhora no quadro. Mas é indispensável consultar o dermatologista.

*A substância vem em produtos manipulados conforme receita do dermatologista