Dicas simples para nutrir os cabelos crespos

por Sonia Corazza

Cuidar da beleza e saúde dos cabelos crespos exige conhecimento e atenção constante, só assim você vai esbanjar charme e beleza.

Continua após publicidade

Tudo começa pela alimentação. Uma dieta equilibrada, contendo proteínas leves, muitos vegetais frescos e água é fundamental para manter a vitalidade do fio de cabelo, que é nutrido a partir do bulbo e fica implantado na parte interna do couro cabeludo, recebendo dos vasos sanguíneos o oxigênio e nutrientes para se manter saudável.

Os cortes periódicos também são fundamentais, para remover as pontas ressecadas e manter o estilo do penteado em dia.

Mas é importantíssimo saber escolher corretamente shampoos, condicionadores, finalizadores e máscaras para cada tipo de cabelo, conhecendo melhor a atividade dos componentes que fazem parte de cada formulação.

Diferença na estrutura de cabelo liso e crespo

Continua após publicidade

Nos cabelos crespos o alto grau de encaracolamento traz pontos de fragilidade, onde há maior potencial de ruptura do fio, propiciando a quebra ao pentear ou lavar. Há uma tendência maior também de ressecamento, pois os lipídios naturais protetores, produzidos pelo couro cabeludo não conseguem atingir as pontas do cabelo facilmente, como acontece nos cabelos lisos.

Ativos especiais

Existe muita diferença entre os ativos recomendados para os cabelos lisos ou crespos! Os produtos para os cabelos crespos devem conter lipídios de origem vegetal, como as manteigas (karité, cupuaçu, manga, ilipê), óleos (abacate, avelã, germe de trigo), as proteínas hidrolisadas (seda, cereais), ceramidas, vitaminas (E e pantenol) e a indispensável queratina, que reforça a estrutura e composição natural do fio.

Continua após publicidade

Receita caseira de máscara de hidratação

Uma boa dica é usar sempre o iogurte natural integral como base, acrescentar 1 colher de mel e uma gema de ovo bem batida. Aplicar no comprimento dos fios e deixar agir por 30 minutos, envolvendo os cabelos numa toalha. Depois é lavar bem com os produtos mais indicados para cabelos crespos.