Fazer caminhada no simulador é o mesmo que fazer caminhada normal?

por Simone Sarti

Resposta: O exercício feito no simulador vai exigir um pouco mais de esforço. Mesmo não aumentando o grau de intensidade no aparelho, você vai precisar de mais força muscular para empurrar o pedal, do que, por exemplo, se estivesse dando um passo no plano.

Continua após publicidade

As duas atividades são consideradas de baixo impacto e os grupos musculares mais utilizados são as coxas, os glúteos e as panturrilhas ("batata da perna").

Uma pequena desvantagem no simulador, seria em relação à postura, pois o exercício provoca uma tensão maior na parte posterior, portanto é importante fortalecer a musculatura dorsal e manter a posição correta estando no aparelho: região abdominal contraída, coluna ereta, tronco levemente inclinado para frente e evitar que o movimento seja feito utilizando-se somente a ponta dos pés.

O gasto calórico depende sempre da duração, intensidade, individualidade biológica (sexo, composição corporal e metabolismo), nível de condicionamento físico, etc. Portanto, ele é variável.

Apesar do simulador exigir um pouco mais de esforço para o movimento das pernas, se você fizer uma caminhada, num ritmo acelerado, terrenos variados (com algumas subidas), mantendo a frequência cardíaca em alta (porém dentro dos seus limites) esta atividade provavelmente vai ter gasto calórico maior do que fazer o exercício do simulador moderadamente.

Continua após publicidade

Com relação aos benefícios, os dois trabalham a parte cardiorespiratória, fortalecendo e dando resistência aos grupos musculares envolvidos.