Tornar-se campeão é questão de aprendizado

por Roberto Shinyashiki

Os únicos demônios deste mundo são aqueles que estão em nossos próprios corações, e é aí que todas as nossas batalhas devem ser travadas"
(Mahatma Gandhi)

Continua após publicidade

Campeões não nascem sabendo nem são feitos da noite para o dia. Para ser um campeão, é preciso assimilar que a vida é feita de vitórias e derrotas. É preciso transformar as derrotas no início das grandes revoluções de sua vida e transformar as vitórias na alegria também dos outros.

Vivemos em uma época em que os desafios são cada vez maiores e de alta competitividade. Por isso é preciso saber, sempre, em qual campo o jogo está sendo realizado.

E saber em qual campo vai ser o jogo significa estar aberto ao novo, ao aprendizado e às mudanças. A sua capacidade é que determina o tamanho de suas conquistas, mas crescer dá trabalho. Só cresce quem se lança ao desconhecido, quem amplia suas próprias capacidades, quem investe em sua aprendizagem, em seu aperfeiçoamento. Mas não é só isso, não. É preciso que os conhecimentos sejam transformados em atitudes. É necessário abandonar velhos comportamentos.

Os campeões adoram o desfio de fazer diferente, têm prazer em ser diferentes, são fascinados pelo pensar diferente. Tudo isso porque sabem que os desafios os obrigam a crescer e que a acomodação é semelhante a uma sentença de morte. Os campeões sabem que o grande processo de mudança começa por eles e que isso é a maior de todas as revoluções possíveis.

Continua após publicidade

Um campeão aprende tudo o que pode com os outros, provoca mudanças, mas jamais abandona a sua essência, pois sabe que as vitórias são resultados de estratégia, visão e determinação. Um campeão tem a missão de fazer muito barulho para despertar os que estão dormindo e impedir que os sonolentos voltem a dormir.

Você quer ser um campeão? Aplique estes cinco passos:

1º ) Mude você mesmo; tenha coragem, seja firme e perseverante, busque autoconhecimento;

Continua após publicidade

2º) Invista na inovação, esteja aberto para novo; para o desconhecido;

3º) Aprenda com os outros;

4º) Supostas derrotas são oportunidades para o crescimento, para uma revolução;

5º) Provoque mudanças no seu sistema.