Qual é o segredo do sucesso?

por Roberto Shinyashiki

Nestes anos em que venho orientando pessoas, vejo que a maioria delas se preocupa em aprender novas teorias e desenvolver posturas, mas, apesar deste esforço, o resultado não aparece. Elas não entendem por que, embora façam tudo o que lhes parece melhor. Esse tudo não é suficiente. É que falta a elas o mais importante: a alma.

Continua após publicidade

Na procura de seus tesouros, o bem-sucedido imprime a sua alma. Seu trabalho não é feito só com o cérebro, mas principalmente com o coração. A maneira como usa seus conhecimentos é que o faz diferente da maioria.

Sempre que vemos alguém bem-sucedido, devemos descobrir também a razão de seu êxito. Uns conseguem com muito estudo, outros com vários anos de dedicação. Todos chegaram ao sucesso realizando essa mistura mágica, que acontece no coração das pessoas que se entregam de corpo e alma a uma meta.

A felicidade não é apenas encontrar uma empresa melhor para trabalhar, mas também a maneira como você se entrega ao trabalho. Você pode ser um office boy, mas tem de ser um office boy com alma. Se conseguir realizar as tarefas que lhe forem confiadas com todas as células do seu corpo e de sua mente, esse emprego poderá levá-lo a uma diretoria.

Se você for uma atriz desempregada, acorde todos os dias como se fosse a atriz principal da novela das 8, cuide de seu corpo, faça exercícios e, quando a oportunidade chegar, estará preparada. Existem artistas que quando estão desempregados tendem a relaxar e pensam: "Quando a oportunidade aparecer, eu volto a me cuidar". A oportunidade nunca aparece e eles ficam reclamando do destino. Ainda não apredenderam a ajudar o destino. Não descobriram que sorte, é quando a oportunidade encontra você preparado.

Continua após publicidade

O vencedor vive com empenho e paixão cada um dos seus dias. Sabe batalhar a cada momento de sua vida para conquistar o resultado desejado. Sabe pôr em ação todos os seus conhecimentos.

Certamente você conhece casos de desemprego de pessoas com um currículo que contém tudo o que existe de mais moderno: MBA em Harvard, fluência em várias línguas, conhecimento de tecnologia e das teorias de administração mais atuais. Mas essas pessoas parecem carregar uma bola de chumbo aos pés.

Fazer um curso de especialização é importante, mas um MBA nunca será sufuciente se sua cabeça não estiver aberta para os desafios da vida. Planos de négocios e ações de marketing só funcionam, quando combinados com a alma e a filosofia de vida de um verdadeiro campeão.

Continua após publicidade

Computadores de última geração só vão criar resultados se forem pilotados por pessoas com paixão pelo que fazem. Se você conhecer outras línguas terá sucesso, sim, mas apenas se tiver legítimo interesse pelo outro. Caso contrário, seus interlocutores não irão confiar em você, percebendo que seu único interesse é ganhar dinheiro.

Qualidades da alma

Não é à toa que Daniel Goleman, autor do best-seller Inteligência Emocional, alerta para o fato de que 80% do sucesso das pessoas, é baseado nas qualidades da alma. A psicóloga Suzy Fleury, em suas palestras faz um exercício muito interessante, que ilustra bem esse conceito.

Ela pede aos participantes que escolham as pessoas que mais admiram e enumerem três de suas virtudes (a propósito tente fazer isso agora, é um ótimo exercício). Depois, solicita que analisem quantas dessas virtudes provém da razão ou do coração. A conclusão mostra que a conta de Goleman está correta.

A maioria das habilidades que hoje leva alguém ao sucesso vem do coração. Assim, não adianta o time ter um ótimo técnico, uma ótima estratégia, jogadores com um excelente condicinamento físico se, na hora da partida, o atleta não levar a sua alma para o campo, com força e paixão para ganhar a partida.

Tenho certeza de que você possui essas virtudes. O único detalhe é lembrar-se de usá-las nos momentos de decisão.