Não mude seu objetivo, mas sua estratégia

por Roberto Shinyashik

Mudar e evoluir exigem que se olhe para o alto. Quem olha para trás acaba batendo a cabeça no muro. Não olhe para quem não conseguiu realizar suas metas.

Continua após publicidade

Um dia um estudante de publicidade me perguntou se sua carreira tinha futuro. Respondi que sim, pois as pessoas e as empresas sempre precisarão divulgar seus trabalhos. Ele comentou então que havia conversado com seu tio, dono de uma agência falida, e ele lhe dissera que esse tipo de negócio estava decadente.

Por favor, conversar com alguém que quebrou, só nos ajuda quando ele tem a humildade e a sabedoria de assumir a responsabilidade por seus erros. A maioria das pessoas que quebram joga a culpa do fracasso no governo, na situação econômica do país, na alta do dólar, na crise mundial. Conversar com elas serve apenas para aumentar o repertório de desculpas. Olhe para quem teve sucesso, e não para quem fracassou.

Pergunte sobre casamento a quem tem uma relação legal.

Pergunte sobre medicina a um médico de carreira bem-sucedida.

Continua após publicidade

Você vai observar que eles têm ambições altas. Se alguém deseja ter sucesso, precisa sempre elevar seu padrão.

Sempre que você quiser algo pergunte-se: "Quem está conseguindo o resultado que eu gostaria de obter? Como essa pessoa pensa e age?" Você descobrirá que sua forma de agir é compatível com a meta que deseja alcançar.

Quando queremos algo ambicioso precisamos ter bem claro que é necessário desenvolver uma nova atitude. Existem ações que levam ao sucesso. Os técnicos esportivos sempre orientam os atletas a observar o jeito de atuar dos campeões.

Continua após publicidade

Uma pesquisa da National Hockey League (NHL), a liga de hóquei americana, revela que os primeiros vinte entre os quinhentos melhores jogadores de hóquei agem de maneira completamente diferente dos demais. Procure incorporar as referências dos campeões a suas mudanças. Faça como os melhores de seu setor.

Elevar o padrão é procurar sempre melhorar a qualidade de ideias, dos sonhos, das ações, dos amigos.

Um adolescente jogador de tênis que deseja tornar-se profissional nesse esporte precisa aumentar seu padrão de referência. Não adianta comparar-se aos outros praticantes do clube, pois o padrão deles é de amadores. Quem deseja ser profissional deve definir exatamente o que quer, qual é seu sonho, ter aulas com o melhor professor que conseguir encontrar e eleger como modelos os maiores tenistas do mundo. Deve sempre aumentar seu standard para aprimorar seus resultados.

Muita gente define um objetivo e estabelece uma estratégia para alcançá-lo. Ótimo ! Esse é o primeiro passo. Contudo, à medida que os resultados não se mostram compatíveis com a energia despendida, começa a desistir do sonho.

Não mude seu objetivo, mude sua estratégia.

A desistência é o caminho mais rápido para chegar à depressão. Quem desiste de um sonho passa a viver abaixo de seu potencial e começa a murchar.

Mantenha seu objetivo, analise suas ações, monitore seus resultados, corrija a rota até que as coisas passem a funcionar. Quem não consegue mudar o processo também não muda os resultados.