Chefes-mala e ambiente ruim nas empresas são motivos para desistir da carreira?

por Roberto Santos

Resposta: Respondendo diretamente sua pergunta: Não desista! Você ainda vai experimentar outras decepções e experiências negativas, mas com certeza você conhecerá momentos especiais, chefes inspiradores que vão ajudá-la a esquecer os traumas. Dito isso, tenho que concordar com você que esses modelos não são muito abundantes no mercado.

Continua após publicidade

Recentemente, saiu uma matéria numa importante revista semanal sobre “como sobreviver no ambiente de trabalho” aos tipos de chefe que você deve ter conhecido. Robert Hogan, psicólogo americano especialista em personalidade e liderança, afirma que entre 65 e 75% dos chefes são incompetentes. Eu fiz a minha conta de 27 anos de vida corporativa e concordo com ele. Mas por outro lado, vivi momentos especiais e mágicos em minha carreira, com chefes imperfeitos porém exemplos inspiradores que cultivavam um ambiente positivo de espírito de equipe vencedor.

Por esses exemplos positivos, valeu a pena conviver com os chefes-mala, mas sem desistir nunca. Vá em frente, ligue seu otimismo, pesquise antes de ser contratada sobre a empresa, se possível até sobre o chefe que com o qual terá de trabalhar, para aumentar as chances de ter sua parcela de experiências positivas.